Carros elétricos não podem ser rebocados; descubra o motivo!

Os carros elétricos podem representar o futuro da mobilidade, no entanto, ainda existem muitos percalços, como o reboque, veja!

Pensando em comprar um carro elétrico? Além de todas as particularidades destes veículos, é importante que você saiba que carros elétricos não podem ser rebocados. Descubra aqui o motivo!!!

Descubra o motivo pelo qual carros elétricos não podem ser guinchados (Foto: Pixabay)

Por que carros elétricos não podem ser rebocados?

Os carros elétricos se tornaram realidade no Brasil, bem como em outros países ao redor do globo. No entanto, ainda existem muitos percalços que o segmento de elétricos deve superar para realmente se popularizar.

Os altos preços e a falta de infraestrutura das cidades ainda não permite que grande parte da população realmente compre um veículo elétrico.

Além dessas questões já conhecidas, mas que não são o foco da reportagem de hoje, o segmento ainda possui um outro problema: os carros elétricos não podem ser rebocados.

Essa questão é importante de ser levantada em consideração porque com o cenário atual, facilmente um veículo pode apresentar falhas mecânicas ou simplesmente ficar sem bateria. Caso isso aconteça, quais as medidas o condutor deve tomar?

Primeiro entenda o motivo pelo qual os carros elétricos não podem ser rebocados. Acontece que diferente dos veículos que são movidos a combustão, os carros elétricos não possuem as mesmas configurações do conhecido ponto neutro da embreagem.

Quando um carro é rebocado, é necessário colocá-lo em ponto neutro para que as rodas fiquem livres a partir do desengate do motor. Ou seja, sem esse ponto neutro nos carros elétricos, não tem como um veículo elétrico realizar esse desengate. No caso dos carros elétricos, o ponto neutro permite que o carro apenas seja conduzido por poucos metros até ser guinchado.

Carros elétricos não podem ser guinchados (Foto: Pixabay)

Então, o que fazer nessas situações?

Nesses casos onde há a necessidade de um socorro, seja por falha mecânica ou falta de bateria, será necessário guinchar o veículo em um guincho tipo plataforma, aqueles em que o veículo vai parado em cima do reboque, e não sendo puxado.

O guincho também será necessário para caso o veículo fique sem bateria porque diferente dos veículos a combustão, também não é possível realizar a famosa “chupeta” nos carros elétricos.

A ação é inviabilizada porque a bateria de um veículo elétrico é totalmente diferente e muito mais pesada de um veículo tradicional. Dessa forma a quantidade de energia que será utilizada também será muito maior no comparativo com um carro a combustão.

Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!

guincho (Foto: Pixabay)

A ascensão dos carros elétricos

A presença dos veículos elétricos no mercado nacional está crescendo de forma exponencial nos últimos meses.

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), se o Brasil aderir a tendência mundial, 60% dos novos veículos vendidos no país serão elétricos até 2035. Entretanto, para que essa realidade seja possível, são necessários investimentos, não só em infraestrutura, mas também de planejamento.

De acordo com o sócio-fundador da Elev, empresa que oferece ao mercado soluções para o ecossistema de mobilidade elétrica, Ricardo David, é importante que o Brasil tenha uma agenda urgente mais ativa relacionada ao tema.

“Todas as informações que nós temos hoje em dia mostram que a eletromobilidade veio para ficar, é algo irreversível e inexorável. Podemos observar isso a partir das medidas regulatórias e as metas traçadas por países e empresas. Também é válido considerar o próprio interesse do consumidor, que vem crescendo durante os anos”, pontua Ricardo.

Veículos elétricos (Foto: Pixabay)

O Garagem360 visitou o evento 16º Veículo Elétrico Latino-Americano, que aconteceu em setembro, em São Paulo. Aproveite e confira as novidades e os destaques que encontramos por lá:

 

Com informações: Motor Biscuit, Wired, Four Wheel, RAC, CanalTech

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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