Carros elétricos: Mitos e verdades que você precisa saber antes de comprar
Pensando em comprar um carro elétrico? Desvendamos os principais mitos e verdades sobre autonomia, recarga, manutenção e custos para te ajudar a tomar a melhor decisão.
A revolução dos carros elétricos já começou, e as dúvidas também. Com a crescente oferta de modelos no mercado, é natural que surjam questionamentos sobre o que é mito e o que é verdade. Se você está pensando em dar o próximo passo rumo à mobilidade elétrica, separamos alguns dos principais pontos para te ajudar a entender melhor essa tecnologia.
Carros elétricos: Mitos e verdades que você precisa saber antes de comprar
Mito: Carros elétricos têm autonomia baixa e te deixam na mão
Este é, sem dúvida, um dos maiores medos de quem pensa em comprar um carro elétrico. A verdade é que a autonomia dos veículos atuais é mais do que suficiente para o dia a dia da maioria das pessoas.
A maioria dos modelos disponíveis no mercado brasileiro já oferece autonomias que variam de 250 km a mais de 500 km, o que cobre com folga a rotina de deslocamento para o trabalho, escola e lazer. Além disso, a rede de recarga está em constante expansão, com postos de carregamento em shoppings, supermercados e rodovias.
Para viagens mais longas, um bom planejamento de rota é suficiente para evitar surpresas.
Verdade: O carregamento doméstico é a principal forma de “abastecer”
Diferente dos carros a combustão, que dependem exclusivamente de postos de gasolina, os carros elétricos podem ser “abastecidos” em casa. Cerca de 80% do carregamento é feito na residência do proprietário, utilizando uma tomada comum ou um carregador de parede (wallbox).
Essa conveniência muda a forma como pensamos sobre abastecimento. Você pode simplesmente colocar seu carro para carregar durante a noite, como faz com seu celular, e acordar com a bateria cheia pela manhã, sem precisar desviar do caminho.
Mito: A manutenção de um carro elétrico é cara e complicada
Pelo contrário. A manutenção de um carro elétrico é, na verdade, muito mais simples e barata do que a de um carro a combustão. A razão é simples: um motor elétrico tem muito menos componentes móveis do que um motor a gasolina.
Não há necessidade de troca de óleo, filtros, velas ou correias. A manutenção se concentra principalmente em itens de desgaste, como pneus e pastilhas de freio (que duram mais devido à frenagem regenerativa). A bateria, apesar de ser o componente mais caro, tem garantia de fábrica de 8 a 10 anos e raramente apresenta problemas durante esse período.
Verdade: O custo inicial de um carro elétrico ainda é alto
Este é um ponto que não podemos negar. O preço de entrada de um carro elétrico ainda é superior ao de um modelo similar a combustão. No entanto, é preciso colocar na balança os custos a longo prazo.
O custo por quilômetro rodado de um carro elétrico é significativamente menor, já que a eletricidade é mais barata que a gasolina. Além disso, a economia com a manutenção a longo prazo é considerável. Governos ao redor do mundo, incluindo o Brasil, têm incentivado a compra com reduções de impostos e outros benefícios, o que pode ajudar a compensar o custo inicial.
Mito: As baterias duram pouco e se degradam rapidamente
A vida útil das baterias dos carros elétricos é uma preocupação comum, mas a tecnologia evoluiu muito. Os fabricantes garantem que as baterias manterão sua capacidade por muitos anos. A degradação, embora ocorra, é gradual e a maioria das baterias mantém mais de 70% de sua capacidade original após 8 a 10 anos de uso.
Além disso, a indústria automotiva já está desenvolvendo projetos para o reuso e a reciclagem dessas baterias, dando a elas uma segunda vida em sistemas de armazenamento de energia. Isso não apenas resolve o problema ambiental, mas também cria um novo mercado de economia circular.
Comente abaixo: Qual desses mitos sobre carros elétricos mais te surpreendeu? Você já tem um carro elétrico ou considera ter um no futuro?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.