Carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2022; confira o Top 20

O Brasil emplacou 20.427 veículos eletrificados no 1º semestre do ano, com crescimento de 16%. Volvo XC 40 lidera ranking dos mais vendidos.

O Brasil emplacou 4.073 veículos leves eletrificados no mês de junho, totalizando 20.427 no primeiro semestre de 2022. O destaque do período foi o expressivo aumento dos veículos 100% elétricos a bateria (BEV), que já superam o total de vendas do segmento obtido em todo o ano de 2021. Assim, o Garagem360 traz os 20 carros elétricos mais vendidos no Brasil no referido período. Veja!

 

Renault Kangoo Van e-Tech é o comercial elétrico mais vendido (Foto: Divulgação/Renault)

O ranking dos 20 carros elétricos mais vendidos no Brasil

O mercado de eletrificados  – composto por veículos 100% a bateria (BEV), híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV) – cresceu 47% no 1º semestre de 2022 sobre o mesmo período de 2021, quando foram vendidas 13.899 unidades. Manteve, assim, a curva de crescimento exponencial característica dos últimos dois anos, em contraste com a retração do conjunto do mercado automotivo nacional.

Com os números de junho, o total da frota nacional de leves eletrificados (HEV, PHEV e BEV) chega a 97.569 veículos, devendo passar de 100 mil ainda neste mês, segundo a expectativa da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

“Se o 2º semestre mantiver a atual tendência, o Brasil baterá novo recorde e emplacará este ano mais de 40 mil eletrificados, ou, no mínimo, 17% acima de 2021 (34.990)”, afirma a ABVE.

Junho de 2022 foi o segundo melhor mês da série histórica da ABVE (iniciada em 2012), apenas superado pelos 4.545 emplacamentos registrados em dezembro de 2021. Em relação a junho do ano passado, o crescimento dos eletrificados foi de 16%. Em relação a maio de 2022, o aumento foi de 20%.

Dos 4.073 eletrificados vendidos em junho, 3.591 foram automóveis (incluindo SUVs) e 482 comerciais leves.

(Foto: Eren Goldman/Unsplash.com)

Confira a seguir quantas unidades venderam cada modelo de veículo elétrico no Brasil no primeiro semestre de 2022

  1. Volvo XC40 Recharge – 629
  2. Renault Kangoo Van e-Tech – 393
  3. Volvo C40  Recharge – 370
  4. JAC E-JS1 – 317
  5. Mini Cooper S E – 217
  6. Nissan Leaf – 208
  7. Renault Zoe – 191
  8. Fiat 500e – 164
  9. Citroën ë-Jumpy – 148
  10. Porsche Taycan – 147
  11. JAC E-JS4 – 114
  12. Audi e-Tron – 105
  13. Peugeot e-Expert – 78
  14. BMW i3 – 52
  15. BYD Tan – 46
  16. BMW iX – 36
  17. BYD ET3 – 23
  18. Tesla Model S – 18
  19. Tesla Model Y – 18
  20. JAC E-J7 – 17
  21. JAC IEV 20 – 14

Veículo 100% elétricos conquistam maior espaço

Volvo C40 Recharge é um dos BEVs mais vendidos no País (Foto: Divulgação/Volvo)

No primeiro semestre, o Brasil emplacou 3.395 veículos 100% elétricos (ou ‘puros’), 19% acima de todos os BEVs vendidos em 2021 (2.851).

Em relação a 2020, o aumento dos BEVs no semestre foi de 324% (3.395 de janeiro a junho de 22, contra 801 de janeiro a dezembro de 20). Esse crescimento foi puxado em grande parte pelos veículos comerciais leves, como vans, picapes e furgões.

No total, foram emplacados 1.089 BEVs somente em junho, representando 27% do total de eletrificados vendidos no mês. Desses, 482 foram veículos comerciais leves 100% elétricos – 44% do total de BEVs comercializados no mês e 12% de todos os eletrificados.

Esses números confirmam a estimativa da ABVE de que o setor de cargas urbanas leves terá participação crescente na eletrificação do transporte no Brasil. “Cada vez mais empresas de logística e grandes varejistas adotam a Agenda ESG, apoiando o transporte sustentável”, afirma a associação.

Segundo o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, existem, no entanto, outros motivos que aumentam gradativamente a segurança dos potenciais compradores de veículos elétricos, apesar da alta carga de impostos e da falta de incentivos.

“Um deles é o aumento expressivo da infraestrutura de recarga pública e semipública no Brasil; já há em torno de 1.500 eletropostos disponíveis hoje nas principais cidades e rodovias, devendo chegar a 3 mil até o final do ano e a 10 mil em três anos”,  projeta Maluf.

“Outro fator é o aumento da oferta de veículos elétricos de diferentes modelos e perfis de preço no mercado brasileiro – não só de BEVs, mas de eletrificados em geral. Até o final do ano, haverá cerca de 100 modelos а disposição do consumidor”, prevê o presidente da ABVE.

“E há, por fim, um outro fator, que é o aumento do preço da gasolina. Os brasileiros fazem contas e percebem que o custo do km rodado num carro elétrico pode ser até seis vezes inferior ao de um similar a gasolina”, completa.

Nissan Leaf (Foto: Divulgação/Nissan)

Distribuição do mercado por tecnologia

Por tecnologia de motorização elétrica, o mercado brasileiro de veículos eletrificados leves ficou assim distribuído em junho de 2022:

  • HEV – 1.972 unidades, correspondentes a 48% dos eletrificados vendidos no mês. Destes, 1.797 (44%) foram HEV a etanol e 175 (4%) HEV a gasolina/diesel
  • PHEV – 1.012 (25%)
  • BEV (Veículo Elétrico a Bateria) – 1.089 (27%)

 

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile