Carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2022; confira o Top 20

O Brasil emplacou 20.427 veículos eletrificados no 1º semestre do ano, com crescimento de 16%. Volvo XC 40 lidera ranking dos mais vendidos.

O Brasil emplacou 4.073 veículos leves eletrificados no mês de junho, totalizando 20.427 no primeiro semestre de 2022. O destaque do período foi o expressivo aumento dos veículos 100% elétricos a bateria (BEV), que já superam o total de vendas do segmento obtido em todo o ano de 2021. Assim, o Garagem360 traz os 20 carros elétricos mais vendidos no Brasil no referido período. Veja!

 

Renault Kangoo Van E-TECH

Renault Kangoo Van e-Tech é o comercial elétrico mais vendido (Foto: Divulgação/Renault)

O ranking dos 20 carros elétricos mais vendidos no Brasil

O mercado de eletrificados  – composto por veículos 100% a bateria (BEV), híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV) – cresceu 47% no 1º semestre de 2022 sobre o mesmo período de 2021, quando foram vendidas 13.899 unidades. Manteve, assim, a curva de crescimento exponencial característica dos últimos dois anos, em contraste com a retração do conjunto do mercado automotivo nacional.

Com os números de junho, o total da frota nacional de leves eletrificados (HEV, PHEV e BEV) chega a 97.569 veículos, devendo passar de 100 mil ainda neste mês, segundo a expectativa da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

“Se o 2º semestre mantiver a atual tendência, o Brasil baterá novo recorde e emplacará este ano mais de 40 mil eletrificados, ou, no mínimo, 17% acima de 2021 (34.990)”, afirma a ABVE.

Junho de 2022 foi o segundo melhor mês da série histórica da ABVE (iniciada em 2012), apenas superado pelos 4.545 emplacamentos registrados em dezembro de 2021. Em relação a junho do ano passado, o crescimento dos eletrificados foi de 16%. Em relação a maio de 2022, o aumento foi de 20%.

Dos 4.073 eletrificados vendidos em junho, 3.591 foram automóveis (incluindo SUVs) e 482 comerciais leves.

carro elétrico

(Foto: Eren Goldman/Unsplash.com)

Confira a seguir quantas unidades venderam cada modelo de veículo elétrico no Brasil no primeiro semestre de 2022

  1. Volvo XC40 Recharge – 629
  2. Renault Kangoo Van e-Tech – 393
  3. Volvo C40  Recharge – 370
  4. JAC E-JS1 – 317
  5. Mini Cooper S E – 217
  6. Nissan Leaf – 208
  7. Renault Zoe – 191
  8. Fiat 500e – 164
  9. Citroën ë-Jumpy – 148
  10. Porsche Taycan – 147
  11. JAC E-JS4 – 114
  12. Audi e-Tron – 105
  13. Peugeot e-Expert – 78
  14. BMW i3 – 52
  15. BYD Tan – 46
  16. BMW iX – 36
  17. BYD ET3 – 23
  18. Tesla Model S – 18
  19. Tesla Model Y – 18
  20. JAC E-J7 – 17
  21. JAC IEV 20 – 14

Veículo 100% elétricos conquistam maior espaço

Lançamentos de carros elétricos 2022

Volvo C40 Recharge é um dos BEVs mais vendidos no País (Foto: Divulgação/Volvo)

No primeiro semestre, o Brasil emplacou 3.395 veículos 100% elétricos (ou ‘puros’), 19% acima de todos os BEVs vendidos em 2021 (2.851).

Em relação a 2020, o aumento dos BEVs no semestre foi de 324% (3.395 de janeiro a junho de 22, contra 801 de janeiro a dezembro de 20). Esse crescimento foi puxado em grande parte pelos veículos comerciais leves, como vans, picapes e furgões.

No total, foram emplacados 1.089 BEVs somente em junho, representando 27% do total de eletrificados vendidos no mês. Desses, 482 foram veículos comerciais leves 100% elétricos – 44% do total de BEVs comercializados no mês e 12% de todos os eletrificados.

Esses números confirmam a estimativa da ABVE de que o setor de cargas urbanas leves terá participação crescente na eletrificação do transporte no Brasil. “Cada vez mais empresas de logística e grandes varejistas adotam a Agenda ESG, apoiando o transporte sustentável”, afirma a associação.

Segundo o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, existem, no entanto, outros motivos que aumentam gradativamente a segurança dos potenciais compradores de veículos elétricos, apesar da alta carga de impostos e da falta de incentivos.

“Um deles é o aumento expressivo da infraestrutura de recarga pública e semipública no Brasil; já há em torno de 1.500 eletropostos disponíveis hoje nas principais cidades e rodovias, devendo chegar a 3 mil até o final do ano e a 10 mil em três anos”,  projeta Maluf.

“Outro fator é o aumento da oferta de veículos elétricos de diferentes modelos e perfis de preço no mercado brasileiro – não só de BEVs, mas de eletrificados em geral. Até o final do ano, haverá cerca de 100 modelos а disposição do consumidor”, prevê o presidente da ABVE.

“E há, por fim, um outro fator, que é o aumento do preço da gasolina. Os brasileiros fazem contas e percebem que o custo do km rodado num carro elétrico pode ser até seis vezes inferior ao de um similar a gasolina”, completa.

Nissan Nissan carros elétricos

Nissan Leaf (Foto: Divulgação/Nissan)

Distribuição do mercado por tecnologia

Por tecnologia de motorização elétrica, o mercado brasileiro de veículos eletrificados leves ficou assim distribuído em junho de 2022:

  • HEV – 1.972 unidades, correspondentes a 48% dos eletrificados vendidos no mês. Destes, 1.797 (44%) foram HEV a etanol e 175 (4%) HEV a gasolina/diesel
  • PHEV – 1.012 (25%)
  • BEV (Veículo Elétrico a Bateria) – 1.089 (27%)

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA