Carros elétricos mais baratos: conheça os 10 modelos mais em conta

Carros elétricos mais baratos. Neste levantamento, veja quais são os modelos movidos a eletricidade mais em conta do mercado.

Os carros elétricos mais baratos do Brasil tentam buscar seu espaço. Afinal, o futuro do mercado automotivo já está acontecendo diante de todos nós. Nos últimos anos, o leque de opções de carros elétricos aumentou bastante. E a expectativa é que novos veículos sejam lançados e que a infraestrutura melhore. Apesar dos preços altos, alguns ainda conseguem se destacar. Pensando nisso, o Garagem360 e o especialista Antonio Azevedo prepararam uma lista uma lista com os 10 carros elétricos mais baratos do País.

Carros elétricos mais baratos

Hoje, o mercado oferece diversas opções para todos os gostos. E a tendência é só aumentar. “Por exemplo, a cidade de São Paulo já concede 50% de desconto no pagamento de IPVA de carros até R$150 mil e permite que os carros elétricos circulem nas ruas todos os dias, liberados do rodízio municipal. Esse tipo de incentivo vai se tornar cada vez mais comum em alguns anos”, explica o executivo.

Carros elétricos mais baratos: 1º – JAC E-JS1 (R$ 154.990)

JAC E-JS1 (R$ 154.990) (Foto: Divulgação/Sol Motors)

Começamos a lista com um dos lançamentos mais recentes do mercado. Fruto de uma parceria entre a Jac Motors e a Volkswagen, o E-jS1 é um compacto feito pela join-venture Sol. Com um visual mais chamativo, ele chega para tomar o posto de carro elétrico mais barato do iEV20. Custando R$ 154.990, o veículo já está disponível para pré-venda,

Seu conjunto mecânico é liderado pelo motor de 61 cv de potência e 15,3 kgfm de torque. De acordo com a montadora, sua bateria de 30,2 kWh pode fazer com que ele ande por 260 km no ciclo WLTP (302 km no ciclo NEDC).

2º – JAC iEV20 (R$ 159.900)

2º – JAC iEV20 (R$ 159.900) (Foto: Divulgação/Jac Motors)

Como foi dito acima, o E-JS1 tirou o “título” de veículo elétrico mais barato do iEV20. Aparentemente, os dois conviverão juntos. O SUV foi lançado em 2019. Por ser bastante compacto, ele pode ser uma boa opção para enfrentar o trânsito das grandes cidades. Custando a partir de R$ 159.900, ele possui um motor de 68 cv e torque de 215 Nm. Sua autonomia é de 301 km (ciclo NEDC).

Dentre seus principais itens de série, destaque para o ar-condicionado, bancos revestidos em couro, volante multifuncional, central multimídia de sete polegadas, câmera de ré, sensor de estacionamento e outros.

3º – JAC iEV40 (R$ 189.990)

JAC iEV40 (R$ 189.990) (Foto: Divulgação/Jac Motors)

Para fechar o pódio do ranking, mais um carro da Jac Motors. O iEV40 foi o primeiro SUV 100% elétrico do Brasil. Baseado no T40, o carro está sendo vendido por R$ 189.900. Seu motor elétrico pode gerar uma potência máxima de 130 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 9.8 segundos (segundo dados de fábrica). A marca diz que ele pode rodar por 300 km.

Um dos seus principais atributos é o espaço interno. Além disso, o porta-malas é bastante grande (450 litros).

4º – Renault Zoe (R$ 204.990)

Renault Zoe (R$ 204.990) (Foto: Divulgação/Renault Brasil)

Na Europa, o Renault Zoe é um dos veículos mais vendidos do mercado. Sua última evolução chegou no Brasil no primeiro semestre deste ano. Além do design externo, o interior também foi bastante modificado e ganhou mais tecnologias. A central multimídia Easy Link e o ar-condicionado digital, por exemplo, estão disponíveis já na versão de entrada Zen (R$ 204.990). Outra configuração disponível é a Intense.

Enquanto isso, o Zoe é equipado com um motor que produz uma potência de 135 cv e torque de 245 Nm. Sua autonomia é de 385 km.

5º – JAC E-JS4 (R$ 249.900)

JAC E-JS4 (R$ 249.900) (Foto: Divulgação/Jac Motors)

Ao todo, a linha de SUVs da Jac Motors é formada por sete veículos. O mais caro deles é o E-JS4. Com design importado da marca chinesa Sihao, o modelo passou por uma atualização e ficou bastante semelhante ao T60 Plus. Custando a partir de R$ 249.900, o SUV médio tem um porte bem próximo do Jeep Compass e é bastante tecnológico.

Leia mais: Carros elétricos da BMW ganham campanha com banda famosa

De acordo com a montadora chinesa, o veículo possui um propulsor que gera 150 cv de potência e pode ir até 100 km/h em 7,5 segundos. Com capacidade de 55 kWh, a bateria que o alimenta garante uma autonomia de 420 km.

6º – Chevrolet Bolt (R$ 274.000)

Chevrolet Bolt (R$ 274.000) (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Recentemente, o grupo General Motors disse que irá buscar lançar 30 modelos 100% elétricos nos próximos anos. Por enquanto, apenas a primeira geração do Bolt é vendido aqui no Brasil – a segunda já foi lançada nos EUA. Lançado por aqui em 2019, o veículo mistura eficiência, conforto e desempenho. O motor instalado pode gerar uma potência de 203 cv e torque máximo 36,7 kgfm. Com ele, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.

Segundo a montadora, ele pode rodar por 416 km (ciclo EPA). Dentre seus equipamentos de série, destaque para os dez airbags, a central multimídia MyLink de 10,2 polegadas e o alerta de detecção de pedestre frontal.

7º – Nissan Leaf (R$ 277.990)

Nissan Leaf (R$ 277.990) (Foto: Divulgação/Nissan)

Poucos lembram, mas a primeira geração do Nissan Leaf já foi usado por taxistas de São Paulo e do Rio de Janeiro em 2012. Enquanto isso, a sua segunda geração chegou anos depois. Ela trouxe um visual mais moderno e alinhado com o resto da linha. Vendido apenas na versão ZE, o hatch custa a partir de R$ 277.990. O propulsor utilizado por ele pode gerar uma potência de 149 cv e 32,6 kgfm de torque.

Sua bateria de 40 kWH pode entregar uma autonomia de 270 km.

8º – JAC iEV330P (R$ 299.900)

JAC iEV330P (R$ 299.900) (Foto: Divulgação/Jac Motors)

Dentre todos os carros oferecidos pela Jac Motors, a picape iEV330P é o mais caro. Lançada em 2020, ela é a única da categoria que recebe um motor 100% eletrificado. E ele pode render 150 cv de potência e torque de 330 Nm. No centro do painel, destaque para a tela multimídia de sete polegadas.

Sua bateria tem capacidade para 67 kWh. Ela faz o carro rodar por 320 Km. Do mesmo modo que o resto da linha, ele possui o iPedal, que ajuda na hora de recarregar baterias.

9º – BMW i3 (R$ 304.950)

BMW i3 (R$ 304.950) (Foto: Divulgação/BMW)

O veículo premium mais barato do Brasil é o BMW i3. Com visual bastante futurístico, o carro foi o primeiro da marca a possuir este sistema. Seu lançamento aconteceu em 2013. A configuração BEV Full está custando a partir de R$ 304.950. Caso prefira pelo tanque de combustível extra, você pode optar pelo modelo Rex Full.

O propulsor elétrico instalado no carro tem uma potência máxima de 125 Kw e torque de 250 Nm. Sua autonomia é de 335 km (440 km com o Rex).

10º – Jaguar I-Pace S (a partir de R$ 508.000)

Jaguar I-Pace S (a partir de R$ 508.000) (Foto: Divulgação/Jaguar)

Por fim, um dos maiores e mais luxuosos veículos desta lista. O Jaguar I-Pace S é um SUV que oferece um alto nível tecnológico e todo o glamour da tradicional montadora britânica. Ao contrário do seu irmão F-Pace, ele é um pouco mais baixo, mas o desenho é bastante inovador. Na configuração S (que custa a partir de R$ 508.000), você encontrará, por exemplo, assistente de mudança de faixa monitor de fadiga, assentos esportivos e entre outros.

O SUV também é um dos mais rápidos. Com um motor de 400 KW de potência e torque de 696 Nm, ele pode acelera de 0 a 100 km/h em 4.8 segundos. Já sua bateria de 90 kWh pode fazer com o carro tenha uma autonomia de 470 km.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile