Carros elétricos mais baratos: conheça os 10 modelos mais em conta

Os carros elétricos mais baratos do Brasil tentam buscar seu espaço. Afinal, o futuro do mercado automotivo já está acontecendo diante de todos nós. Nos últimos anos, o leque de opções de carros elétricos aumentou bastante. E a expectativa é que novos veículos sejam lançados e que a infraestrutura melhore. Apesar dos preços altos, alguns ainda conseguem se destacar. Pensando nisso, o Garagem360 e o especialista Antonio Azevedo prepararam uma lista uma lista com os 10 carros elétricos mais baratos do País.

Carros elétricos mais baratos

Hoje, o mercado oferece diversas opções para todos os gostos. E a tendência é só aumentar. “Por exemplo, a cidade de São Paulo já concede 50% de desconto no pagamento de IPVA de carros até R$150 mil e permite que os carros elétricos circulem nas ruas todos os dias, liberados do rodízio municipal. Esse tipo de incentivo vai se tornar cada vez mais comum em alguns anos”, explica o executivo.

Carros elétricos mais baratos: 1º – JAC E-JS1 (R$ 154.990)

JAC E-JS1 (R$ 154.990) (Foto: Divulgação/Sol Motors)

Começamos a lista com um dos lançamentos mais recentes do mercado. Fruto de uma parceria entre a Jac Motors e a Volkswagen, o E-jS1 é um compacto feito pela join-venture Sol. Com um visual mais chamativo, ele chega para tomar o posto de carro elétrico mais barato do iEV20. Custando R$ 154.990, o veículo já está disponível para pré-venda,

Seu conjunto mecânico é liderado pelo motor de 61 cv de potência e 15,3 kgfm de torque. De acordo com a montadora, sua bateria de 30,2 kWh pode fazer com que ele ande por 260 km no ciclo WLTP (302 km no ciclo NEDC).

2º – JAC iEV20 (R$ 159.900)

Carros elétricos mais baratos
2º – JAC iEV20 (R$ 159.900) (Foto: Divulgação/Jac Motors)

Como foi dito acima, o E-JS1 tirou o “título” de veículo elétrico mais barato do iEV20. Aparentemente, os dois conviverão juntos. O SUV foi lançado em 2019. Por ser bastante compacto, ele pode ser uma boa opção para enfrentar o trânsito das grandes cidades. Custando a partir de R$ 159.900, ele possui um motor de 68 cv e torque de 215 Nm. Sua autonomia é de 301 km (ciclo NEDC).

Dentre seus principais itens de série, destaque para o ar-condicionado, bancos revestidos em couro, volante multifuncional, central multimídia de sete polegadas, câmera de ré, sensor de estacionamento e outros.

3º – JAC iEV40 (R$ 189.990)

Carros elétricos mais baratos
JAC iEV40 (R$ 189.990) (Foto: Divulgação/Jac Motors)

Para fechar o pódio do ranking, mais um carro da Jac Motors. O iEV40 foi o primeiro SUV 100% elétrico do Brasil. Baseado no T40, o carro está sendo vendido por R$ 189.900. Seu motor elétrico pode gerar uma potência máxima de 130 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 9.8 segundos (segundo dados de fábrica). A marca diz que ele pode rodar por 300 km.

Um dos seus principais atributos é o espaço interno. Além disso, o porta-malas é bastante grande (450 litros).

4º – Renault Zoe (R$ 204.990)

Carros elétricos mais baratos
Renault Zoe (R$ 204.990) (Foto: Divulgação/Renault Brasil)

Na Europa, o Renault Zoe é um dos veículos mais vendidos do mercado. Sua última evolução chegou no Brasil no primeiro semestre deste ano. Além do design externo, o interior também foi bastante modificado e ganhou mais tecnologias. A central multimídia Easy Link e o ar-condicionado digital, por exemplo, estão disponíveis já na versão de entrada Zen (R$ 204.990). Outra configuração disponível é a Intense.

Enquanto isso, o Zoe é equipado com um motor que produz uma potência de 135 cv e torque de 245 Nm. Sua autonomia é de 385 km.

5º – JAC E-JS4 (R$ 249.900)

JAC E-JS4 (R$ 249.900) (Foto: Divulgação/Jac Motors)

Ao todo, a linha de SUVs da Jac Motors é formada por sete veículos. O mais caro deles é o E-JS4. Com design importado da marca chinesa Sihao, o modelo passou por uma atualização e ficou bastante semelhante ao T60 Plus. Custando a partir de R$ 249.900, o SUV médio tem um porte bem próximo do Jeep Compass e é bastante tecnológico.

Leia mais: Carros elétricos da BMW ganham campanha com banda famosa

De acordo com a montadora chinesa, o veículo possui um propulsor que gera 150 cv de potência e pode ir até 100 km/h em 7,5 segundos. Com capacidade de 55 kWh, a bateria que o alimenta garante uma autonomia de 420 km.

6º – Chevrolet Bolt (R$ 274.000)

Chevrolet Bolt (R$ 274.000) (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Recentemente, o grupo General Motors disse que irá buscar lançar 30 modelos 100% elétricos nos próximos anos. Por enquanto, apenas a primeira geração do Bolt é vendido aqui no Brasil – a segunda já foi lançada nos EUA. Lançado por aqui em 2019, o veículo mistura eficiência, conforto e desempenho. O motor instalado pode gerar uma potência de 203 cv e torque máximo 36,7 kgfm. Com ele, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.

Segundo a montadora, ele pode rodar por 416 km (ciclo EPA). Dentre seus equipamentos de série, destaque para os dez airbags, a central multimídia MyLink de 10,2 polegadas e o alerta de detecção de pedestre frontal.

7º – Nissan Leaf (R$ 277.990)

Nissan Leaf (R$ 277.990) (Foto: Divulgação/Nissan)

Poucos lembram, mas a primeira geração do Nissan Leaf já foi usado por taxistas de São Paulo e do Rio de Janeiro em 2012. Enquanto isso, a sua segunda geração chegou anos depois. Ela trouxe um visual mais moderno e alinhado com o resto da linha. Vendido apenas na versão ZE, o hatch custa a partir de R$ 277.990. O propulsor utilizado por ele pode gerar uma potência de 149 cv e 32,6 kgfm de torque.

Sua bateria de 40 kWH pode entregar uma autonomia de 270 km.

8º – JAC iEV330P (R$ 299.900)

JAC iEV330P (R$ 299.900) (Foto: Divulgação/Jac Motors)

Dentre todos os carros oferecidos pela Jac Motors, a picape iEV330P é o mais caro. Lançada em 2020, ela é a única da categoria que recebe um motor 100% eletrificado. E ele pode render 150 cv de potência e torque de 330 Nm. No centro do painel, destaque para a tela multimídia de sete polegadas.

Sua bateria tem capacidade para 67 kWh. Ela faz o carro rodar por 320 Km. Do mesmo modo que o resto da linha, ele possui o iPedal, que ajuda na hora de recarregar baterias.

9º – BMW i3 (R$ 304.950)

BMW i3 (R$ 304.950) (Foto: Divulgação/BMW)

O veículo premium mais barato do Brasil é o BMW i3. Com visual bastante futurístico, o carro foi o primeiro da marca a possuir este sistema. Seu lançamento aconteceu em 2013. A configuração BEV Full está custando a partir de R$ 304.950. Caso prefira pelo tanque de combustível extra, você pode optar pelo modelo Rex Full.

O propulsor elétrico instalado no carro tem uma potência máxima de 125 Kw e torque de 250 Nm. Sua autonomia é de 335 km (440 km com o Rex).

10º – Jaguar I-Pace S (a partir de R$ 508.000)

Jaguar I-Pace S (a partir de R$ 508.000) (Foto: Divulgação/Jaguar)

Por fim, um dos maiores e mais luxuosos veículos desta lista. O Jaguar I-Pace S é um SUV que oferece um alto nível tecnológico e todo o glamour da tradicional montadora britânica. Ao contrário do seu irmão F-Pace, ele é um pouco mais baixo, mas o desenho é bastante inovador. Na configuração S (que custa a partir de R$ 508.000), você encontrará, por exemplo, assistente de mudança de faixa monitor de fadiga, assentos esportivos e entre outros.

O SUV também é um dos mais rápidos. Com um motor de 400 KW de potência e torque de 696 Nm, ele pode acelera de 0 a 100 km/h em 4.8 segundos. Já sua bateria de 90 kWh pode fazer com o carro tenha uma autonomia de 470 km.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar