Tags
A planta da BMW em Munique, na Alemanha, passou por uma série de modificações para conseguir produzir o modelo elétrico i4. Após seis semanas de intenso trabalho de conversão, a fabricação em série de veículos foi retomada.
A maioria dos processos de produção do BMW i4 pode ser realizada em sistemas já existentes. Outros processos adicionais foram necessários apenas para a montagem do assoalho e dos componentes traseiros, já que o acionamento elétrico e a bateria de alta tensão diferem bastante das arquiteturas existentes.
A bateria de 550 quilogramas, por exemplo, será instalada no veículo por intermédio de um novo sistema de montagem totalmente automatizado, que utiliza câmeras inteligentes para a verificação do posicionamento correto. Ela também deve ser transportada para a linha e parafusada ao corpo do veículo de forma totalmente automática.
O processo de adaptação da fábrica levou seis semanas e custou cerca de 200 milhões de euros. Aproximadamente 700 milhões de euros já haviam sido investidos entre 2015 e 2018 para novas instalações de pintura e ampliação da área para a produção do BMW Série 3.
LEIA MAIS: Nova linha 2021 do Argo conta com novidades em todas as versões
Mercedes-Benz inicia pré-venda do GLB no Brasil
Na galeria, confira todos os modelos elétricos que são vendidos de maneira oficial no Brasil. Carros híbridos, por terem também um propulsor a combustão, ficaram de fora da lista.