Carros elétricos e desenvolvimento de combustíveis alternativos ganham força

Uma pesquisa apontou que o período de pandemia e o alto valor dos combustíveis fósseis impulsionou o mercado de carros elétricos.

Com as incertezas de preços dos combustíveis tradicionais, as grandes empresas desenvolvem novas pesquisas para acelerar os planos de popularização dos carros elétricos e novos meios de propulsão; confira os detalhes.

Uma pesquisa apontou que o período de pandemia e o alto valor dos combustíveis fósseis impulsionou o mercado de carros elétricos (Foto: Freepik)

Combustíveis alternativos e carros elétricos ganham força no atual cenário

Recentemente o mercado brasileiro atingiu o marco de 100 mil veículos eletrificados no país. Já ao redor do mundo, os veículos com propulsão 0 emissão de carbono bateram recorde de emplacamentos mensais.

Em paralelo ao cenário de desenvolvimento dos eletrificados, empresas apostam em estudos de combustíveis alternativos, uma vez um futuro limpo não depende exclusivamente de energia elétrica.

A crise econômica impactou o preço de combustíveis fosseis ao redor do mundo, o que fez acelerar os planos das varejistas do setor em desenvolver novas tecnologias para o mercado.

De acordo com um relatório do Boston Consulting Group, nomeado de “A New Era for Fuel Retailers”, em tradução direta “Uma Nova era para os varejistas de combustível”, o mercado tem se desenvolvido mais rápido do que o esperado, uma vez que os grandes nomes do setor pensam em expandir o ramo de atuação.

“O atual contexto traz, ao mesmo tempo, desafios e oportunidades para os varejistas, que precisam se antecipar às tendências, considerando diferentes possibilidades e plataformas, enquanto realizam adaptações nas estruturas já existentes”, explica o diretor executivo e sócio do Boston Consulting Group, Fernando Lunardini.

Um olhar contrário ao combustível fóssil

A análise feita pela consultoria afirma que as empresas que compreendem que as novas fontes de combustível são uma certeza e não mais uma opção, vão conseguir se adaptar ao novo cenário, onde o cliente é o foco e não mais o produto em si.

O período de Covid-19 conseguiu acelerar a compreensão e fazer com que os grandes nomes do setor desenvolvessem um contato maior com o cliente final através da imersão digital.

Além disso, é necessário compreender que o desenvolvimento de novas tecnologias ligadas à sustentabilidade é essencial para se manter dentro da nova realidade, que segundo Lunardini, está mais próxima do que se imagina.

“É imprescindível que as lideranças entendam que o crescimento de veículos elétricos em todo o mundo e as discussões sobre sustentabilidade, além de combustíveis limpos, são um caminho sem volta, isso não apenas na indústria de óleo e gás, mas em diferentes mercados”. Completa o especialista.

Empresas que se adaptarem terão espaço no mercado (Foto: Freepik)

As dificuldades em expandir o mercado de veículos elétricos

Por mais que os números comprovem o bom desenvolvimento dos eletrificados, há muito que fazer para que a categoria realmente se consolide no mercado.

Atualmente os carros elétricos têm preços bem acima do que é praticado pelos carros a combustão, o que torna a competição quase que injusta. A diferença de valor se dá justamente pelo alto custo necessário para investir nas baterias que representam grande parte desse montante.

O desafio das empresas é desenvolver tecnologia capazes de armazenar um alto nível de energia para não comprometer a autonomia, no entanto, com um custo mais acessível.

Baterias são as causadoras do alto custo de investimento dos carros elétricos (Foto: Freepik)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile