Carros elétricos da Toyota poderão contar com item nunca antes visto

Novidade da Toyota traz mais autonomia para os carros elétricos

O novo C3 Aircross, modelo elétrico da Citroën, permite ir de SP ao RJ com uma única carga. O Legend, veículo da mesma configuração da Renault, chegará ao mercado como uma versão elétrica “baratinha”. E, para não ficar para trás, a Toyota traz para seus automóveis elétricos um item nunca visto na indústria automotiva.

Toyota/Reprodução

 

Toyota/Reprodução
  • Trata-se de um câmbio manual 

  • E, engana-se quem pensa que ele vem com uma versão tradicional de cinco ou seis marchas 

  • Na verdade, o pedido de patente feito pela montadora revela que o proprietário do automóvel poderá selecionar quantas marchas pretende usar 

  • A ideia é fabricar carros com seis estágios ou mais

  • Dessa forma, você terá um veículo potente e personalizado, conforme o seu estilo. 

Gostou da novidade? Curioso, não? 

  • Mas será que essa operação é fácil de ser implementada? 

  • Como ela funciona? 

  • Quais são os pontos fortes e fracos do novo lançamento da Toyota? 

Essas e outras perguntas serão respondidas nos próximos tópicos. Acompanhe! 

Como funciona o novo sistema da Toyota? 

  • O motorista tem autonomia para escolher a quantidade de marchas conforme a sua preferência  

  • Por exemplo, o documento divulgado revela que a quantidade de estágios da engrenagem virtual apresenta duas configurações 

  • São elas: seis estágios ou mais, ou menos de seis estágios

Toyota/Reprodução

 

Toyota/Reprodução

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Desvantagens do novo sistema da Toyota 

  • A montadora não revela como o sistema funciona na prática

  • Para se ter uma ideia, o documento não traz exemplos de sistemas eletromecânicos que facilitam a personalização 

  • Na verdade, o que é mostrado é a quantidade de posições disponíveis para a alavanca. Na prática, após escolher uma marcha, ela poderá voltar a posição neutra 

  • Para exemplificar, suponhamos que o motorista passe as marchas. Então, o padrão virtual é modificado para o próximo grupo de relações

  • Logo, caso tenha um padrão de seis marchas, e a sexta for a escolhida, um mostrador altera as relações disponíveis 

  • Isso significa que você pode:

    • Engatar uma sétima 

    • Todas à frente 

    • Ou as cinco abaixo 

A princípio, o sistema parece um pouco complicado. 

De fato, ele é.

Contudo, a falta de praticidade é a principal justificativa para explicar o motivo de não serem comuns câmbios manuais de mais de sete marchas e de 14 velocidades.

Comparando a nova tecnologia da Toyota 

  • Imagine um motor a combustão. Nessa configuração, as relações são mais estreitas

  • Além disso, ele é capaz de comportar até seis marchas, sem muito sacrifício e sem necessidade de várias possibilidades 

  • O câmbio da montadora japonesa, por sua vez, é capaz de simular somente as marchas 

  • E, em um primeiro momento, não tem problema em proporcionar 14 delas 

E os pontos positivos da novidade da Toyota? 

  • Bem, apesar das desvantagens mencionadas acima, é plausível a necessidade da montadora de trazer um diferencial competitivo para os seus veículos elétricos 
  • Ademais, trata-se de um recurso que aprimora a forma como se administra a energia proporcionada pelo motor.
  • E o melhor: você não precisa ter que encarar a explosão do torque imediato. 

Para concluir, nota-se uma melhora na capacidade das baterias, bem como um menor desgaste dos pneus

Embora se trata de uma novidade, continue acompanhando o Garagem360 para ficar por dentro não só das últimas notícias dessa montadora, mas também os lançamentos da indústria automobilística. 

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Carros elétricos prometem esquentar 2024 

Além do carro elétrico da Toyota, também é importante ficar de olho no BYD Seagull. Para início de conversa, ele deve ser um dos carros mais baratos da categoria.

 Mas não é só isso…

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação
  • O seu motor dianteiro de 74 cavalos de potência (cv)
  • A velocidade máxima de 130 km/h
  • Sua autonomia de até 405 km conforme o padrão chinês 
  • E as baterias de 30 kWh ou 38,8 kWh

São ótimos pontos que tem colocado esse veículo com bastante evidência no segmento automotivo. Por isso, vale a pena acompanhar esse carro elétrico.

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Matheus Azevedo
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