Carros elétricos da Seres passam por processo de pintura sustentável

Com o novo sistema de pintura sustentável nos carros da Seres, a empresa sai na frente no quesito responsabilidade ambiental. Repleto de tecnologia e inteligência, a instalação feita pela Dürr foi pensada para garantir máxima eficiência na linha de produção, como veremos.

Adequação da fábrica da SERES envolveu novo maquinário mas também softwares modernos (Imagem: Divulgação/Dürr)

Pintura sustentável nos carros da Seres indica mais um passo rumo a uma indústria mais verde

Nos últimos anos, uma maior consciência ambiental tem sido um ponto central para várias empresas. Neste tema, recentemente a SERES implementou um processo de pintura sustentável em seus carros elétricos.

Esta mudança não apenas contribui para uma indbbustrialização mais limpa, mas também uma produção mais ecológica e eficiente em uso de energia e recursos.

Assim, com este objetivo de investir em processos ecologicamente amigáveis, a SERES buscou a Dürr, empresa de automação e engenharia para fábricas. A tarefa foi equipar uma nova linha de pintura em sua fábrica localizada em Liangjiang, Chongqing, sudoeste da China.

Super eficiente, esta nova linha pode concluir a pintura de até 60 veículos por hora. Ela utiliza produtos sustentáveis, juntamente com a solução de gerenciamento de energia DXQ da Dürr, resultando em até 15% de redução no consumo de energia.

Metodologia da Dürr envolve tecnologia de ponta e muito planejamento

  • A abordagem da Dürr envolve não só tecnologia, mas também um planejamento minucioso. Assim, ele é composto de diversas partes, sistemas e técnicas para tornar tudo mais econômico e sustentável.
  • Primeiramente, o processo de imersão rotativa mecânica RoDip® M é empregado para o pré-tratamento e eletrodeposição das carrocerias dos veículos.
  • A separação a seco é realizada pelo EcoDry X, que remove o excesso de tinta sem o uso de água ou produtos químicos.
  • Já o software DXQ da Dürr desempenha um papel fundamental no controle de nível superior da fábrica. Ele permite o rastreamento do ciclo de vida de cada carroceria, o gerenciamento de energia e a manutenção de equipamentos.
  • A estrutura modular da Dürr facilitou a instalação e adaptação do espaço. Isto porque ela garante mais flexibilidade de acordo com as especificações do local e as necessidades do cliente.

Eficiência é chave no novo sistema de pintura sustentável da Seres

  • Além de tudo já falado, vale notar que toda a instalação foi feita em um prazo de apenas nove meses. Neste tempo, além de todo o sitema de pintura, a Dürr instalou também a tecnologia de purificação da planta fabril e do ar de exaustão.
  • Este novo sistema de controle de poluição do ar elimina solventes (COVs) do ar de exaustão. O ar das estufas, após purificação, é então reaproveitado para aquecimento, fechando o ciclo.

Essa pintura sustentável nos carros da Seres mostra como é possível aliar uma indústria moderna, produtiva e, ao mesmo tempo, limpa. Assim, podemos esperar que cada vez mais empresas adotem medidas parecidas e revolucionem os seus métodos.

Adson LeonardoOlá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.
Fechar

Veja também:

Sair da versão mobile