Carros elétricos da Citroën agora contam com autonomia impressionante

A  Stellantis segue reforçando o posicionamento da marca Citroën no mercado europeu de carros elétricos.  A novidade é da vez é para os modelos ë-C4 e ë-C4 X, que ganharam um motor mais potente e autonomia impressionante, que foi ampliada em quase 20%.

Carros elétricos da Citroën ganham quase 20% em autonomia

Citroën ë-C4 X atinge 421 km de autonomia (Foto: Divulgação/Stellantis)

A Citroën abriu na Europa as encomendas para o ë-C4 e o ë-C4 X, com um novo motor de alto desempenho que pode atingir até 421 km de autonomia de acordo com o ciclo WLTP, aumento de 17% em comparação com a primeira geração dos modelos.

No Brasil, o portfólio da marca francesa apresenta o C4 Cactus, que porém não tem variante elétrica. No mercado nacional, a opção eletrificada é o Citroën ë-C3, apresentado no início do ano.

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A motorização do ë-C4 e do ë-C4 X europeus combina uma nova bateria de química avançada de 54 kWh e um motor elétrico mais eficiente e poderoso, que desenvolve 115 kW (156 cv). A nova oferta complementa a gama elétrica atual.

“As novidades estão no centro da estratégia de eletrificação da Citroën, que visa tornar a transição para veículos elétricos mais fácil e segura. Eles compartilham a mesma filosofia de uma escolha racional do tamanho da bateria e uma capacidade de carregamento rápida de 100 kW, favorecendo um posicionamento de preço competitivo e oferecendo grande versatilidade de uso. Com essas novidades a Citroën reforça o seu apelo no segmento”, destaca a Stellantis em comunicado à imprensa.

Novo motor elétrico é focado na eficiência

O pacote de melhorias permite ao ë-C4 e ao ë-C4 X ultrapassarem o valor simbólico de 400 km (no ciclo combinado WLTP). O motor elétrico síncrono híbrido de 156 cv produz 20 cv a mais mantendo um alto nível de eficiência. O motor é capaz de desenvolver 26,5 kgf.m de torque, que estão instantaneamente disponíveis.

A nova bateria de 54 kWh (4 kWh mais do que a oferta elétrica atual) usada nos carros da Citroën é compacta, com refrigeração líquida e 102 células distribuídas em 17 módulos.

Em vez de 60% de níquel, 20% de manganês e 20% de cobalto, essa bateria de íon de lítio de alta tensão tem uma relação de níquel maior (80% de níquel, 10% de manganês e 10% de cobalto), resultando em maior densidade de energia e maior vida útil do acumulador.

Citroën ë-C4 X também obteve ganho de potência (Foto: Divulgação/Stellantis)

Além da autonomia foi prolongada para até 421 km, a maior eficiência da bateria reduziu o consumo médio de energia para 12 kW/h. A eficiência do motor elétrico, sua bateria e sua capacidade de recuperar energia contribuem para aumentar a faixa de operação. 

Essa eficiência é também alcançada por outros fatores:

  • Um tamanho de bateria limitado significa menos peso, resultando em menor consumo;
  • Tempos de carregamento otimizados graças à capacidade de carregamento rápido de 100 kW;
  • Pneus de 18 polegadas reduzem a resistência ao rolamento e minimizam a perda de energia por fricção;
  • A silhueta do C4 X, que flui perfeitamente para a porta traseira, tem um perfil de teto limpo e dinâmico que otimiza a aerodinâmica.

Apesar do aumento da capacidade da bateria, os tempos de recarga não se tornaram maiores, garantindo assim conforto no uso. Dois tipos de carregadores de bordo estão disponíveis com o novo motor elétrico no ë-C4 e no ë-C4 X, que são compatíveis com carregamento rápido: usando um terminal público de 100 kW, é possível ir de 20% a 80% de carga em menos de 30 minutos.

Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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