Carros elétricos da Citroën agora contam com autonomia impressionante

A  Stellantis segue reforçando o posicionamento da marca Citroën no mercado europeu de carros elétricos.  A novidade é da vez é para os modelos ë-C4 e ë-C4 X, que ganharam um motor mais potente e autonomia impressionante, que foi ampliada em quase 20%.

Carros elétricos da Citroën ganham quase 20% em autonomia

Carros elétricos da Citroën agora contam com autonomia impressionante
Citroën ë-C4 X atinge 421 km de autonomia (Foto: Divulgação/Stellantis)

A Citroën abriu na Europa as encomendas para o ë-C4 e o ë-C4 X, com um novo motor de alto desempenho que pode atingir até 421 km de autonomia de acordo com o ciclo WLTP, aumento de 17% em comparação com a primeira geração dos modelos.

No Brasil, o portfólio da marca francesa apresenta o C4 Cactus, que porém não tem variante elétrica. No mercado nacional, a opção eletrificada é o Citroën ë-C3, apresentado no início do ano.

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A motorização do ë-C4 e do ë-C4 X europeus combina uma nova bateria de química avançada de 54 kWh e um motor elétrico mais eficiente e poderoso, que desenvolve 115 kW (156 cv). A nova oferta complementa a gama elétrica atual.

“As novidades estão no centro da estratégia de eletrificação da Citroën, que visa tornar a transição para veículos elétricos mais fácil e segura. Eles compartilham a mesma filosofia de uma escolha racional do tamanho da bateria e uma capacidade de carregamento rápida de 100 kW, favorecendo um posicionamento de preço competitivo e oferecendo grande versatilidade de uso. Com essas novidades a Citroën reforça o seu apelo no segmento”, destaca a Stellantis em comunicado à imprensa.

Novo motor elétrico é focado na eficiência

O pacote de melhorias permite ao ë-C4 e ao ë-C4 X ultrapassarem o valor simbólico de 400 km (no ciclo combinado WLTP). O motor elétrico síncrono híbrido de 156 cv produz 20 cv a mais mantendo um alto nível de eficiência. O motor é capaz de desenvolver 26,5 kgf.m de torque, que estão instantaneamente disponíveis.

A nova bateria de 54 kWh (4 kWh mais do que a oferta elétrica atual) usada nos carros da Citroën é compacta, com refrigeração líquida e 102 células distribuídas em 17 módulos.

Em vez de 60% de níquel, 20% de manganês e 20% de cobalto, essa bateria de íon de lítio de alta tensão tem uma relação de níquel maior (80% de níquel, 10% de manganês e 10% de cobalto), resultando em maior densidade de energia e maior vida útil do acumulador.

Carros elétricos da Citroën agora contam com autonomia impressionante
Citroën ë-C4 X também obteve ganho de potência (Foto: Divulgação/Stellantis)

Além da autonomia foi prolongada para até 421 km, a maior eficiência da bateria reduziu o consumo médio de energia para 12 kW/h. A eficiência do motor elétrico, sua bateria e sua capacidade de recuperar energia contribuem para aumentar a faixa de operação. 

Essa eficiência é também alcançada por outros fatores:

  • Um tamanho de bateria limitado significa menos peso, resultando em menor consumo;
  • Tempos de carregamento otimizados graças à capacidade de carregamento rápido de 100 kW;
  • Pneus de 18 polegadas reduzem a resistência ao rolamento e minimizam a perda de energia por fricção;
  • A silhueta do C4 X, que flui perfeitamente para a porta traseira, tem um perfil de teto limpo e dinâmico que otimiza a aerodinâmica.

Apesar do aumento da capacidade da bateria, os tempos de recarga não se tornaram maiores, garantindo assim conforto no uso. Dois tipos de carregadores de bordo estão disponíveis com o novo motor elétrico no ë-C4 e no ë-C4 X, que são compatíveis com carregamento rápido: usando um terminal público de 100 kW, é possível ir de 20% a 80% de carga em menos de 30 minutos.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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