Carros elétricos da BYD são seguros? Empresa faz recall gigante

A BYD anunciou um recall que envolve quase 100 mil veículos da montadora. Logo abaixo, o Garagem360 explica melhor este cenário. Será que o seu está na lista? Confira! 

O que acontece se não fizer o recall?

Um veículo com recall pendente não poderá ser licenciado, de acordo com Lei Federal 14.071, de 2020, e a Lei 14.229, de 2021. 

Por isso, quando for pagar a taxa de licenciamento e o IPVA, o Garagem360 recomenda que você verifique se o seu veículo está com algum recall pendente. 

O Garagem360 destaca que as convocações para recalls não são um procedimento comum da BYD. Em 2022, ela fez o pedido para uma pequena quantidade de híbridos plug-in Tang.

Naquela ocasião, havia uma falha que poderia provocar incêndios. 

Leia também:

O que aconteceu com os veículos da BYD? 

Foi identificado nos veículos elétricos (VEs) uma falha em uma unidade do controle de direção. Como resultado, ela pode causar riscos de incêndio, conforme comunicou o regulador chinês. 

Como será feito o recall da BYD? 

A orientação da montadora é que os seus revendedores instalem uma correção física nos veículos recolhidos. 

Quais foram os carros da BYD que passarão por recall? 

Os veículos elétricos, que vão passar pelo recall, foram fabricados entre novembro de 2022 e dezembro de 2023. São eles: 

Yuan Plus

Com uma autonomia de 420 km, o veículo elétrico da BYD custa R$ 235.800.

Dolphin

O outro é o BYD Dolphin, que tem uma autonomia de 400 km e está avaliado em R$ 159.800

Porém, segundo uma declaração da Administração Estatal de Regulamentação de Mercado (SAMR), apenas os veículos elétricos, fabricados na China, serão convocados. 

O recall da BYD vai atingir os modelos vendidos no Brasil?

Em nota divulgada à imprensa, a BYD esclareceu que o recall não inclui os modelos exportados para o Brasil. 

“Sobre as informações do recall de alguns veículos elétricos Dolphin e Yuan Plus, a BYD Brasil esclarece que trata-se de medida relacionada exclusivamente a carros que circulam na China. São produções diferentes dos veículos para exportações, o que torna o tema apenas do mercado interno chinês, sem relação alguma com os modelos em circulação no Brasil”, afirma a montadora, em nota oficial.

E você, considera os carros da BYD seguros? Comente e compartilhe a sua opinião. 

Leia também: BYD Dolphin Mini é bom para motorista de app?

Fechar
Sair da versão mobile