Carros elétricos com câmbio manual? Isso é possível; entenda como

é possível desenvolver carros elétricos com transmissão manual? O Lancia Delta Evo-e prova que sim. Confira os detalhes do modelo!

Os carros elétricos são tendência e estão se tornando uma realidade cada vez mais comum. No entanto, os modelos conhecidos possuem câmbio automático. Mas será possível desenvolver carros elétricos com transmissão manual? Confira!

Carro elétrico com transmissão manual? Conheça o Lancia Delta Evo-e

Carro elétrico com transmissão manual? Conheça o Lancia Delta Evo-e (Foto: Divulgação / CGK)

Carros elétricos com transmissão manual?

A Marca italiana Lancia, pertencente ao gigantesco grupo automotivo Stellantis, desenvolverá um hatch zero emissão de carbono. O diferencial? Será um modelo com transmissão manual e propulsão elétrica. Veja os detalhes do Lancia Delta.

Segundo informado pela Mobiauto, a montadora italiana Lancia lançará cerca de três modelos elétricos nos próximos anos. Entre as novidades está um hatch de transmissão manual, o Delta. O modelo já é um velho e bom conhecido dos europeus. Por lá, ele fez sucesso nos anos 80 e agora voltará com uma roupagem e motorização totalmente nova!

No entanto, ainda segundo apurado pela Mobiauto, a marca francesa GCK Exclusiv-e se adiantou e desenvolverá cerca de 47 unidades do modelo com a propulsão elétrica. Os modelos terão nome de Delta Evo-e e manterão as características originais do modelo que contará com propulsão elétrica e cerca de 200 cv de potência.

Carro elétrico com transmissão manual? Conheça o Lancia Delta Evo-e

o Lancia Delta Evo-e recebeu apliques em fibra de carbono para auxiliar na aerodinâmica (Foto: Divulgação / CGK)

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Motor elétrico e transmissão manual

Mas vamos ao que realmente interessa. A grande novidade do modelo fica por conta do propulsor elétrico. Esse entregará cerca de 200 cv de potência máxima e 35,7 kgf,m de torque.

No entanto, caso o condutor prefira economizar a bateria, a potência fica entre 122 cv e 20,4 kgf,m de torque. Sobre o 0 a 100 km/h, esse é feito em apenas 6,6 segundos.

A empresa anunciou que o conjunto de baterias possui uma capacidade de 29 kWh de capacidade e uma autonomia média de 200 km.

Sobre o câmbio, o Delta elétrico preservará a transmissão original do veículo, ou seja, um câmbio manual de cinco marchas. No entanto, houveram alterações que geraram uma nova relação final.

O modelo contará com uma tração integral, sendo 47% nas rodas dianteiras e 53% nas rodas traseiras.

Carro elétrico com transmissão manual? Conheça o Lancia Delta Evo-e

Motor tem até 200 cv de potência e autonomia de 200 km (Foto: Divulgação / CGK)

  • Aproveite e assista ao vídeo oficial aqui pelo Garagem360. Em seguida, saiba mais sobre o design do Lancia Delta:

Design original preservado

Como diferencial, a marca aplicou elementos aerodinâmicos em fibra de carbono para reduzir o peso que ficou cerca de 100 kg mais pesado no comparativo com o Delta original dos anos 80. Dessa forma, o novo veículo possui um peso total de 1.440 kg.

Já no interior os ajustes foram maiores. Os bancos receberam novos revestimentos em Alcantara, um central multimídia retrátil que preserva o design origina e um novo sistema de áudio.

Carro elétrico com transmissão manual? Conheça o Lancia Delta Evo-e

Interior do modelo foi preservado mas recebeu modificações que deixaram o veículo mais moderno (Foto: Divulgação / CGK)

Além disso, cerca de onze unidades do total das 47 que serão produzidas pela empresa receberão uma pintura clássica. Por fim, os modelos produzidos terão novos componentes de chassi em alumínio, bancos de competição Sparco e acerto dinâmico esportivo. Ainda não há informações sobre quanto o icônico modelo custará.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA