Carros elétricos a preço de combustão: saiba como a indústria planeja alcançar a meta até 2026
Carros elétricos a preço de combustão. Essa realidade vai chegar mais cedo do que você pensa. Saiba como a indústria planeja alcançar a meta até 2026
A revolução dos carros elétricos está ganhando mais força. Embora ainda sejam mais caros em relação aos modelos a combustão, em um futuro próximo, os preços dos eletrificados vão se equiparar.
Quando os carros elétricos terão o mesmo preço de combustão?
A previsão da Bloomberg NEF é que até 2026 haverá uma paridade de preços entre os carros elétricos e a combustão. Essa previsão otimista é impulsionada por diversos fatores.
O principal deles é o preço das baterias. A Bloomberg realiza a análise periódica do custo médio de produção desse componente e revelou que o preço das baterias na China estão caindo absurdamente nos últimos anos.
Só em 2023, no país oriental, as células de bateria de fosfato de ferro-lítio, ou LFP, ficaram 51% mais baratas, chegando a média de US$ 53 por quilowatt-hora. Enquanto que a média global foi de US$ 95/kWh.
Ocorre que a matéria-prima está mais acessível e seus preços também caíram drasticamente nos últimos 18 meses justamente por causa da demanda.
Além disso, o cátodo, que representava 50% de uma célula LFP na China, passou a ser apenas 30% de sua composição. Com os preços despencando, a tendência é uma repercussão no mercado automotivo global.
O segundo ponto é o excesso de capacidade produtiva, principalmente dos carros chineses, o que leva os fabricantes a cortar preços para manter a participação de mercado.
A Bloomberg também evidenciou que a produção de baterias na China já é maior do que a demanda global por carros elétricos, apesar da operação das fábricas de bateria ter sido reduzida de 51% para 43%.
Esse excedente vai aumentar já em 2025, o que tende a ampliar a competitividade no setor. As montadoras vão precisar de linhas de montagem mais eficientes, tecnológicas, automatizadas e focadas na inteligência artificial. Quem não se adaptar, infelizmente vai ficar pelo caminho.
Mais incentivos fiscais
Os países devem ampliar seus subsídios tanto para quem produz quanto para quem compra carros elétricos.
China e Estados Unidos já oferecem benefícios para ambos. O governo Chinês, por exemplo, prorrogou a isenção de impostos para EVs abaixo dos 300.000 yuans até 2025. Entre outras ações também subsidia a construção de estações de recarga e compram frotas de eletrificados.
Já o governo dos EUA oferece subsídios de até 7.500 dólares para quem comprar um eletrificado produzido no país, além de incentivo para as fábricas locais.
E você, vai esperar para comprar em 2026 ou já vai adquirir seu carro elétrico antes? Responda nos comentários!
Leia também: Mais um problema resolvido? Bateria de carros elétricos podem durar muito mais do que você imagina
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.