BMW promete uma “nova era” com futura plataforma para carros elétricos

Carros elétricos: BMW promete uma "nova era" com futura plataforma. Confira o que o CEO da fabricante revelou. Aqui, no Garagem360 !

De acordo com a BMW, nova arquitetura da plataforma sustentará todos os carros elétricos após 2025. Porém,  também será compatível com motores a combustão. Entenda!

carros elétricos

BMW iX xDrive 50 2021. Foto: divulgação BMW

Uma “nova era” com a futura plataforma BMW para carros elétricos

A BMW usou pela última vez a designação Neue Klasse (‘Nova Classe’ em alemão) para uma série de novos modelos que lançou entre 1962 e 1977. Assim, esses modelos salvaram a empresa da falência, redefiniram-na e basicamente se transformaram na BMW que conhecemos hoje. Então, a fabricante anunciou que vai apresentar um novo Neue Klasse de veículos elétricos.

De acordo com a imprensa especializada, a grande reviravolta com o novo Neue Klasse é que os veículos sob este projeto serão elétricos e todos eles construídos sobre uma nova arquitetura modular.

Por exemplo, o primeiro modelo a estrear como parte deste programa será o equivalente elétrico da BMW Série 3 ou o correspondente elétrico do X3 (que pode ou não continuar sendo chamado iX3), com estreia prevista para 2025.

Carros elétricos BMW

BMW iX xDrive 50 2021. Foto: divulgação BMW

Leia também: Lamborghini Countach renasce híbrido e V12

Plataforma elétrica para carros elétricos

Com base nas informações compartilhadas pelo CEO da BMW, Oliver Zipse, a grande novidade parece ser a plataforma. Zipse destaca que, com isso, os bávaros querem fazer o ‘carro perfeito com propulsão elétrica’:

“Estamos estabelecendo isso com o design da arquitetura, perguntando como colocar uma bateria de forma eficiente no carro, onde você coloca o sistema de transmissão? Atrás: excelente! Mas também deve ter tração nas quatro rodas, você também deve ser capaz de colocar [um motor] no eixo dianteiro. Se for um veículo elétrico a bateria (BEV), a configuração do sistema deve estar 100 por cento correta.”, diz Zipse.

A plataforma também empregará o máximo possível de materiais reciclados ou sustentáveis, que serão fáceis de reciclar quando o veículo chegar ao fim de sua vida útil. Também há incentivo financeiro para tentar reaproveitar materiais, pois seu custo vem subindo lentamente e a tendência de alta tende a continuar.

Curiosamente, a nova plataforma ainda será capaz de comportar motores de combustão interna, como Zipse aponta:

“Estamos estabelecendo isso com o design da arquitetura, perguntando como colocar uma bateria de forma eficiente no carro, onde você coloca o sistema de transmissão? Atrás: excelente! Mas também deve ter tração nas quatro rodas, você também deve ser capaz de colocar [um motor] no eixo dianteiro. Se for um veículo elétrico com bateria pura (BEV), a configuração do sistema deve estar 100 por cento correta.”

“Mais tarde, você pode colocar outro tipo de motor, a combustão, no eixo dianteiro, acrescenta o CEO de 57 anos. ‘A arquitetura ainda é centrada no elétrico a bateria. Isso lhe dará o melhor desempenho de condução elétrica absoluta como qualquer plataforma elétrica pura; não há nenhuma contradição.”

Carros elétricos BMW

Foto: divulgação BMW

Baterias mais eficientes

A BMW está atualmente alimentando seus carros elétricos com suas baterias de quinta geração, mas com o Neue Klasse, ela também vai estrear suas baterias de próxima (sexta) geração. Elas terão densidade de energia mais alta, capacidade de carregamento mais rápido e exigirão menos minerais de terras raras do que é necessário hoje. A montadora não espera que suas baterias de estado sólido estejam comercialmente prontas no momento em que começar a lançar os modelos Neue Klasse. Zipse disse:

“Acabamos de investir no estado sólido e muito rapidamente teremos as primeiras vitrines dele. Mas há uma grande diferença entre um protótipo em campo de teste e a industrialização. O Neue Klasse não começará com [estado sólido], mas com a arquitetura abrangendo talvez 15, 20 anos, a probabilidade de que o Neue Klasse verá o estado sólido em algum ponto é muito alta”

Carros elétricos BMW

Foto: divulgação BMW

Condução autônoma

Quando se trata de condução autônoma, parece que os modelos BMW Neue Klasse serão apenas o Nível 2 no lançamento, mas devem ser atualizados para o Nível 3 em algum momento depois, e como o fabricante deseja usar esta nova plataforma por mais de uma década, ela também está sendo projetada com o nível de autonomia 4 em mente.

Zipse também observou que pode haver sobreposição entre as linhas de carros a combustão e elétricos da BMW no futuro, mesmo depois que os modelos Neue Klasse forem adicionados à linha.

Por exemplo, o carro elétrico equivalente ao Série 3 será lançado ao mesmo tempo que o Série 3 da próxima geração e os dois provavelmente coexistirão até o final da década.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA