Túnel do Tempo: Relembre os modelos mais vendidos nos anos 70, 80 e 90
Chevrolet Opala, Volkswagen Passat, Fiat Uno e Ford Corcel. Esses são alguns modelos que foram sucesso de vendas no Brasil
Chevrolet Opala, Volkswagen Passat, Fiat Uno e Ford Corcel. Esses são alguns modelos que foram sucesso de vendas no Brasil durante as décadas de 1970, 1980 e 1990. Na galeria, conheça os carros mais populares da época e confira curiosidades sobre eles.
O Volkswagen Fusca foi lançado oficialmente em 1959; neste mesmo ano foram vendidos 8.406 unidades e, em 1970, a montadora atingiu o primeiro milhão de veículos produzidos |Foto: Pixabay
A Chevrolet iniciou as vendas do Opala em 1968 e, nos 10 primeiros anos, produziu 500 mil unidades; o modelo era equipado com câmbio de quatro marchas e pneus “tala larga”, para altas velocidades |Foto: Divulgação/Chevrolet
Em 1970 chegou ao mercado a Ford Belina; lançada nas versões Básica, Luxo e LDO, a perua contava com motor 1.3 e, em 1973, todas passaram a usar o 1.4 |Foto: Photo credit: Ale Ruoso via Visual Hunt / CC BY
A Ford Rural Willys foi lançada em 1968, no 6º Salão do Automóvel de São Paulo, no Parque Ibirapuera |Foto: By Renzo Maia;cropped and adjusted by uploader Mr.choppers (DSCF1607.JPG) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons
Apresentado em 1962, o Volkswagen Karmann Ghia contava com motor de 1.200 cm³ e 30 cv; ele foi utilizado até 1967, quando chegou o 1.500 de 44 cv |Foto: By MaGioZal (Own work) [CC BY-SA 3.0 or GFDL], via Wikimedia Commons
Conhecido como Zé do Caixão, o Volkswagen 1600 teve suas vendas iniciadas em 1968; produzido até 1971, ele era capaz de atingir até 135 km/h de velocidade máxima |Foto: Divulgação/Volkswagen
O Ford Corcel chegou ao mercado em 1969; nove anos depois, foi introduzido o Corcel II, baseado na versão anterior, porém modernizado|Foto: BKM_BR via VisualHunt / CC BY
Lançado em 1957, a Volkswagen Kombi era equipada inicialmente com motor de 1.200 cm³ de cilindrada; com cinco anos de mercado, atingiu o marco de 41.083 unidades comercializadas no País|Foto: Divulgação/Volkswagen
A Ford apresentou o LTD, versão mais luxuosa do Galaxie, em 1968; este foi o primeiro veículo nacional a contar com transmissão automática |Foto: By Bull-Doser at English Wikipedia – Public Domain, Link
A Volkswagen Variant foi lançado em 1969 e passou por reestilizações até chegar à nova geração, em 1977, chamada de Variant II; o modelo foi produzido até 1981 e teve mais de 293 mil unidades vendidas |Foto: By Bruno Kussler Marques from Uberlandia, Brazil;cropped and lightly adjusted by uploader Mr.choppers (VW Variant) [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons
Em 24 de abril de 1970, a Chevrolet apresentou oficialmente o Chevette duas portas, e, em março de 1985, o veículo atingiu o marco de um milhão de unidades produzidas em São José dos Campos, no interior de São Paulo|Foto: Divulgação
A Brasília, da Volkswagen, chegou ao mercado em 1973; desenvolvido a partir da plataforma do Fusca, o veículo teve, ao longo de nove anos de fabricação, mais de 930 mil unidades vendidas|Foto: WalterPro4755 via Visualhunt.com / CC BY
Lançado em 1984, o Santana, segundo a Volkswagen, foi o primeiro carro nacional equipado com catalisador; o modelo também oferecia o sistema de freios ABS |Foto: Divulgação/Volkswagen
Comercializado no Brasil desde 1980, o Gol se tornou o líder de vendas em 1987, posição que ocupou por 27 anos seguidos|Foto: Divulgação/Volkswagen
Lançado em maio de 1973 na Alemanha, o VW Passat começou a ser fabricado no Brasil no ano seguinte; sob o capô, ele trazia inicialmente o propulsor 1.5, 4 cilindros e 78 cv de potência |Foto: Divulgação
O Chevrolet Opala chegou ao País em novembro de 1968 e também fez sucesso na década de 1980; vinte anos após ser apresentado, a GM introduziu o câmbio automático de quatro marchas |Foto: simenon via VisualHunt.com / CC BY-SA
Com motor 1.3, o Fiat 147 foi um dos carros mais vendidos do País nos anos 80; ele foi lançado por aqui oficialmente em 1976|Foto: Divulgação
Em 1892, ano em que foi lançado no Brasil, o Chevrolet Monza teve 53 mil unidades vendidas; na época ele era equipado com motor 1.6, direção hidráulica e câmbio manual de quatro ou cinco velocidades|Foto: Divulgação
Lançado em 1981, a Panorama contava com motor de 1.300 cm³; um ano após sua estreia, a Fiat já havia vendido no País pouco mais de 12 mil unidades da perua |Foto: Divulgação
O Santana, em 1984, marcou a entrada da Volkswagen no segmento de luxo; em 1991, quando chegou a segunda geração, ele se tornou o primeiro veículo nacional a oferecer freios ABS |Foto: Divulgação
Outro modelo de muito sucesso na década de 1990 foi o Fiat Uno; também apresentado em 1984, o compacto era oferecido nas versões S, CS e SX, todas com motor 1.3|Foto: Divulgação
O Chevrolet Monza foi lançado em 1982 e, nove anos depois, a montadora comemorou a produção de 600 mil unidades |Foto: Divulgação
A década de 1990 foi marcada pelos compactos com motor 1.0, e um dos que fez muito sucesso na época foi o Chevrolet Corsa – a versão Wind começou a ser vendida no Brasil em 1994 |Foto: Divulgação/Chevrolet
Derivado do Gol, o sedã Voyage foi totalmente projetado e desenvolvido no País; lançado em 1981, ele deixou de ser produzido em 1996, dando lugar ao Polo Classic |Foto: Divulgação
A Parati teve as vendas iniciadas no mercado nacional em 1982; 14 anos depois, a Volkswagen apresentou a segunda geração da perua|Foto: Divulgação
Lançada em 1982, a Ford Pampa recebeu uma versão 4×4 em 1984 e, em 1997, teve sua produção encerrada | Foto: Hugo90- via VisualHunt.com / CC BY
O Fiat Prêmio começou a ser vendido no Brasil em 1985 e, inicialmente, contava apenas com a versão CS de duas portas e motor 1.5|Foto: MikeSense80 via VisualHunt / CC BY