Carros de repasse: o que são, vale a pena comprar? Veja
Veja o que são bem como as principais características dos carros de repasse. Os modelos são vendidos abaixo da média, porém, sem garantia.
Você sabe o que são carros de repasse? Em tempos de alta nos preços dos veículos, a modalidade pode ser uma saída, mas é preciso estar atento aos detalhes, tendo em vista que a modalidade oferece os modelos sem garantia, mesmo a prática sendo considerada ilegal.
Entenda os detalhes da modalidade de compra e venda de carros de repasse
O mercado automotivo brasileiro tem registrado constantes aumentos. Mesmo após o anúncio da redução da alíquota do IPI, alguns modelos ficaram inclusive, mais caros.
A tendência não se restringe aos veículos novos, os seminovos e usados também valorizaram nos últimos meses, justamente por ter sido uma categoria usada como segundo plano para quem desejava comprar um carro 0 km.
Dessa forma, com a falta do estoque dos 0 km, e a alta demanda entre os seminovos e usados, comprar um carro, seja qual for a modalidade, ficou mais difícil.
No entanto existe uma categoria de veículos onde é possível adquirir um modelo com preços mais em conta, inclusive com valor abaixo de tabela. Trata-se dos carros de repasse.
A modalidade é praticada por pessoas físicas e até mesmo lojas de seminovos e usados, onde a principal característica é que o dono compra o veículo no estado em que ele se encontra.
Ou seja, o vendedor não possui a obrigação de entregar o modelo com revisões realizadas e manutenções estéticas em dia.
Dessa forma, o proprietário assume o risco de possíveis problemas que podem surgir logo após a aquisição do carro.
A prática é legal?
De forma geral, adquirir um carro de repasse onde a empresa não estabelece garantia ao produto é ilegal.
Conforme explica o Art.26 do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, o proprietário tem direito de reclamar por vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em até 90 dias no caso de produtos duráveis.
Ou seja, mesmo que a prática aconteça com frequência, a ação é considerada ilegal.
Comprar carros de repasse é uma boa alternativa?
Comprar qualquer produto de bem durável deve ser uma decisão bem pensada, e a ação não é diferente quando se trata de carros de repasse, pelo contrário.
No entanto, ao contrário do que muitos podem imaginar, a prática nem sempre é considerada um prejuízo, tendo em vista o preço reduzido do produto.
Em determinadas situações, pequenos reparos e manutenções ainda valem a pena, no comparativo com o preço real que o carro tem de mercado.
Para comparar o valor do carro de repasse, com atual preço de mercado, é possível pesquisar as informações do modelo no site da Fipe.
Por lá, ao inserir informações como marca, modelo, ano de fabricação e versão, o interessado pode conferir o atual preço de tabela.
Com essa informação em mãos, o interessado pode saber se o oferecido pela loja ou vendedor particular realmente está oferecendo o desconto que a modalidade garante.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.