Carros da BYD que podem ganhar Produção nacional

Não é de hoje que os carros da BYD estão chamando a atenção dos brasileiros. E a greentech não está para brincadeira no mercado nacional. A empresa chinesa já adquiriu uma nova fábrica no Brasil para nacionalizar sua produção de carros eletrificados.

BYD anúncio
Anúncio da produção de carros da BYD em Camaçari – Foto: Divulgação

2 carros da BYD já estão confirmados para produção nacional 

Na última segunda-feira (9/10), a BYD assumiu o controle da fábrica de Camaçari (BA) que pertencia à Ford. Ao todo, serão mais de R$ 3 bilhões investidos para nacionalizar a produção e, dessa forma, produzir o primeiro carro elétrico em solo brasileiro.

De acordo com a empresa, a fábrica deve iniciar sua produção no segundo semestre de 2024. No entanto, já existe toda uma atenção voltada para isso, apesar de não ser a primeira fábrica da marca no país.  

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Em 2015 inaugurou a primeira unidade para a montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP). A segunda em 2017, também em Campinas, mas está dedicada à produção de módulos fotovoltaicos. 

Em 2020, iniciou sua terceira fábrica no Polo Industrial de Manaus (PIM), para a produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).

A princípio, a quarta fábrica é um pouco diferente, pois vai focar exclusivamente na montagem de veículos eletrificados. Inicialmente dois dos modelos de maior sucesso da marca: o BYD Dolphin e o BYD Song Plus. 

BYD Song Plus
BYD Song Plus – Foto: Divulgação

Com a nacionalização da produção, os dois carros que atualmente chegam importados da China devem ficar mais baratos. Isso porque incidem no preço dos importados, uma série de impostos e taxas, que acabam encarecendo o veículo. 

BYD Dolphin

O sucesso de vendas no Brasil e no mundo, o BYD Dolphin, já foi confirmado para a fábrica de Camaçari. O hatch chegou a incrível marca de 1000 carros vendidos por dia no mundo.

Só aqui no Brasil, desde seu lançamento, foram 1000 unidades emplacadas. Um sucesso entre os eletrificados. 

Atualmente, seu preço de venda é R$ 149.800. O modelo é produzido sobre a e-plataforma 3.0 e conta com motor 100% elétrico capaz de gerar 95 cv de potência. Além disso, conta bateria com autonomia de 291 km, com carga rápida de 30% a 80% em 30 minutos com carregador próprio. 

BYD Song Plus

Já o BYD Song Plus é um SUV híbrido plug-in. O carro conta com a tecnologia DM-I e um  motor 1.5 aspirado, associado a um motor elétrico alimentado por uma bateria de 8,3 kWh. O sistema oferece 179 cv e 32,2 kgfm de torque.

Também foi bem aceito pelo público brasileiro (mas não como o Dolphin). Recentemente teve uma redução no preço, passando de R$ 269.990 para R$ 229.990.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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