Muitos brasileiros possuem paixão por carros. Mais do que isso, o gosto pelo mundo automotivo já fez com que alguns modelos fossem fabricados por aqui.
Mas você já ouviu falar dos carros brasileiros além do Gurgel?
Veja alguns modelos 100% nacionais:
VEJA TAMBÉM
Carros brasileiros além da Gurgel
Antes de mais nada, ao se falar em carros brasileiros, logo vem a lembrança da Gurgel.
Desse modo, a mais famosa fabricante de automóveis brasileira durou 27 anos, mas ainda hoje é um símbolo da produção local de veículos.
No entanto, não foi somente a Gurgel que deixou sua contribuição quando o assunto é carros brasileiros.
Assim sendo, confira 4 carros brasileiros que ao longo da nossa história são provas de que a paixão local pode ser transformada em veículos reais.
Você pode gostar:
Puma GT 1500
Antecipadamente, um automóvel esportivo brasileiro criado nos anos 60, o Puma GT foi o primeiro modelo da marca brasileira.
Dessa forma, os primeiros modelos da marca contavam com motor DKW-Vemag S de três cilindros em linha capaz de desenvolver 60 cv de potência a 4500 rpm e 9 kgfm de torque a 2500 rpm.
Aurora 122-C
A ‘’Ferrari brasileira’’ como ficou conhecida o modelo é o mais potente carro brasileiro.
O modelo contava com motor 2.0 turbo do Chevrolet Monza montado transversalmente em posição central, com a cilindrada aumentada para 2.184 cc e equipado com turbocompressor Garret, gerando 214 cv de potência.
A Aurora Projetos Automobilísticos Ltda encerrou suas atividades em 1993, além de muitos outros pequenos fabricantes de veículos brasileiros, com a abertura de importações do governo Fernando Collor.
Santa Matilde SM
Produzido pela Companhia Industrial Santa Matilde, o modelo com mesmo nome começou a ser produzido em 1978.
Desse modo, sua motorização tinha motor 4.1 de seis cilindros com mecânica parecida com o Chevrolet Opala.
Assim sendo, o Santa Matilde SM chegou até mesmo a ser exportado para países com a França como exemplar.
Porém, com o fim da década de 80 e início dos anos 90 o volume de vendas da montadora diminuiu significativamente até fechar as portas.
Farus ML 929
Criado em Belo Horizonte, Minas Gerais, o modelo com design inovador para a época, mesmo período em que a primeira filial da Fiat foi construída no país, em 1976.
Dessa forma, um dos engenheiros responsáveis pelo Farus ML 929 foi o brasileiro José Carlos Giovanini.
Por fim, o Farus ML 929 tinha motor transversal entre os eixos e acabamento em vários pontos com chapas de aço.
Curtiu? Acompanhe o Garagem360 e descubra quem são os queridinhos da atualidade: Carros mais vendidos em janeiro de 2024: ranking completo atualizado
Olha só que incrível: