Galeria: carros brasileiros que fizeram sucesso no exterior
Projetados no Brasil, estes carros brasileiros brilharam também em outros países. Alguns trocaram de nome. Outros, ganharam roupagem de uma nova fabricante.
Projetados no Brasil, estes carros brasileiros brilharam também em outros países. Alguns trocaram de nome. Outros, ganharam roupagem de uma nova fabricante. Porém, todos foram (ou são) vendidos em terras tupiniquins de alguma maneira.
Nessa galeria especial do Garagem360, veja alguns modelos que fizeram sucesso no exterior. Nem todos os modelos da lista foram exportados do Brasil. Em alguns casos, apenas o projeto é o mesmo, sendo que a produção é em outras nações do globo terrestre. Confira a lista a seguir.
LEIA MAIS: Carros mais vendidos em 2018: Onix dispara; veja o ranking completo
Carros brasileiros no exterior
- Carros brasileiros que fizeram sucesso no exterior – Chevrolet Cobalt é exportado para outros países do continente |Foto: Divulgação
- Chevrolet Cobalt é exportado para outros países do continente |Foto: Divulgação
- Chevrolet Montana é exportada para outros países do continente, mas chegou a ser vendida na África do Sul |Foto: Divulgação
- Chevrolet Montana é exportada para outros países do continente, mas chegou a ser vendida na África do Sul |Foto: Divulgação
- Chevrolet Prisma é outro exemplo, sendo um dos carros mais vendidos da América Latina |Foto: Divulgação
- Chevrolet Prisma é outro exemplo, sendo um dos carros mais vendidos da América Latina |Foto: Divulgação
- Chevrolet Spin é levada do Brasil para outros países, como a Argentina |Foto: Divulgação
- Chevrolet Spin é levada do Brasil para outros países, como a Argentina |Foto: Divulgação
- Chevrolet Onix: líder de mercado no Brasil, ele também é o carro mais vendido na América Latina |Foto: Divulgação
- Chevrolet Onix: líder de mercado no Brasil, ele também é o carro mais vendido na América Latina |Foto: Divulgação
- No México, a Fiat Fiorino é vendida como Ram ProMaster Rapid |Foto: Divulgação
- No México, a Fiat Fiorino é vendida como Ram ProMaster Rapid |Foto: Divulgação
- Os mexicanos também contam com uma versão Dodge do Fiat Grand Siena. Por lá, é chamado de Vision |Foto: Divulgação
- Outro projeto brasileiro vendido em terras mexicanas é a Fiat Strada. Por lá, foi rebatizada como Ram 700 |Foto: Divulgação
- Outro projeto brasileiro vendido em terras mexicanas é a Fiat Strada. Por lá, foi rebatizada como Ram 700 |Foto: Divulgação
- Assim como sua irmã menor, a Fiat Toro também ganhou uma nova versão, dessa vez na Colômbia. Ela virou a Ram 1000 na terra da Shakira |Foto: Divulgação
- Assim como sua irmã menor, a Fiat Toro também ganhou uma nova versão, dessa vez na Colômbia. Ela virou a Ram 1000 na terra da Shakira |Foto: Divulgação
- Assim como sua irmã menor, a Fiat Toro também ganhou uma nova versão, dessa vez na Colômbia. Ela virou a Ram 1000 na terra da Shakira |Foto: Divulgação
- A primeira geração do Ford EcoSport fez muito sucesso no Brasil, mas também foi vendida na Argentina e no México |Foto: Divulgação
- A primeira geração do Ford EcoSport fez muito sucesso no Brasil, mas também foi vendida na Argentina e no México |Foto: Divulgação
- Na segunda geração, o EcoSport se tornou um projeto global, vendido na Ásia, Europa e nos Estados Unidos |Foto: Divulgação
- Na segunda geração, o EcoSport se tornou um projeto global, vendido na Ásia, Europa e nos Estados Unidos |Foto: Divulgação
- Se o Ford Ka original era um projeto europeu que desembarcou no Brasil, o modelo atual fez o caminho inverso. Seu projeto também foi desenvolvido para ser um carro global, sendo vendido na Europa como Ka+ e na Índia como Figo |Foto: Divulgação
- Se o Ford Ka original era um projeto europeu que desembarcou no Brasil, o modelo atual fez o caminho inverso. Seu projeto também foi desenvolvido para ser um carro global, sendo vendido na Europa como Ka+ e na Índia como Figo |Foto: Divulgação
- Projeto desenvolvido no Brasil, o Fox chegou a ser exportado para a Europa em seus primeiros anos. Depois, foi substituído pelo Up |Foto: Divulgação
- Projeto desenvolvido no Brasil, o Fox chegou a ser exportado para a Europa em seus primeiros anos. Depois, foi substituído pelo Up |Foto: Divulgação
- O VW Gol já esteve presente em 66 mercados. O modelo atual, inclusive, também já passou pelo México |Foto: Divulgação
- O VW Gol já esteve presente em 66 mercados. O modelo atual, inclusive, também já passou pelo México |Foto: Divulgação
- Durante a fase Geração 3, o Gol chegou a ser importado para a Rússia, sendo chamado de Pointer por lá |Foto: Divulgação
- Assim como o Gol, o VW Voyage também já conheceu outros países, sendo chamado de Gol Sedan no México |Foto: Divulgação
- Assim como o Gol, o VW Voyage também já conheceu outros países, sendo chamado de Gol Sedan no México |Foto: Divulgação
- Durante os anos 1980, no entanto, o modelo se tornou o primeiro carro fabricado pela Volkswagen no Brasil a ser importado para os EUA. No entanto, foi rebatizado como Fox |Foto: Divulgação
- Durante os anos 1980, no entanto, o modelo se tornou o primeiro carro fabricado pela Volkswagen no Brasil a ser importado para os EUA. No entanto, foi rebatizado como Fox |Foto: Divulgação
- A VW Parati também foi importada para os EUA nos anos 1980, aproveitando o embalo do modelo sedã |Foto: Divulgação
- O VW Passat não era um projeto brasileiro, mas entre 1983 e 1988 ele saia da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e ia para o Iraque |Foto: Divulgação
- O VW Passat não era um projeto brasileiro, mas entre 1983 e 1988 ele saia da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e ia para o Iraque |Foto: Divulgação
- Não só os taxistas que amam o Santana. Versão brasileira do Passat de segunda geração, o carro fez muito sucesso na China. O modelo original ficou em produção até 2016, sendo que há um modelo mais moderno que utiliza o nome do três volumes até os dias atuais |Foto: Divulgação
- O VW Up também não é um projeto brasileiro, mas a versão nacional é maior que a europeia. Por isso o Up made in Brazil entra na lista, pois o projeto tupiniquim é exportado também para a Argentina, Uruguai e México |Foto: Divulgação
- O VW Up também não é um projeto brasileiro, mas a versão nacional é maior que a europeia. Por isso o Up made in Brazil entra na lista, pois o projeto tupiniquim é exportado também para a Argentina, Uruguai e México |Foto: Divulgação
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.