Ford testa padrões de sinais para carros autônomos
Recentemente, a Ford anunciou que está testando um padrão de sinalização para carros autônomos. O objetivo é criar uma linguagem
Recentemente, a Ford anunciou que está testando um padrão de sinalização para carros autônomos. O objetivo é criar uma linguagem universal de luzes para que todos os usuários das ruas – pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas – possam entender se o veículo autônomo pretende partir, parar ou simplesmente seguir em frente.
O projeto é uma parceria da Ford com a Organização Internacional de Normalização (ISO) e a Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE). Os três pontos principais da padronização são o design, a cor dos sinais e o local de sua instalação no veículo.
Códigos de luz
No ano passado, a Ford testou junto com o Virginia Tech Transportation Institute (VTTI) um sistema de sinalização montado no teto de uma Transit. A van era dirigida por um motorista, mas ele foi camuflado com um traje especial para simular um veículo autônomo. Equipada com múltiplas câmeras, a van rodou mais de 3.000 km e registrou as reações das pessoas diante de três códigos de luz:
Parando: duas luzes brancas se movendo de um lado para o outro, indicando que o veículo vai parar completamente;
Modo de direção ativo: uma luz branca contínua para sinalizar que o veículo pretende continuar no seu trajeto atual – apesar de poder reagir a outros usuários da pista;
Pronto para partir: uma luz branca piscando rapidamente, comunicando que o veículo começa a acelerar depois de uma parada.
Todas as imagens foram catalogadas e mostraram que os sinais não geraram nenhum comportamento inseguro nos usuários.
Para comprovar essa aceitação, outro estudo foi realizado em um ambiente de realidade virtual. Os participantes foram colocados em uma esquina diante de vários veículos circulando em um cruzamento, alguns deles equipados com os sinais luminosos e outros não. Mesmo sem receber nenhuma explicação prévia, eles precisaram de apenas cerca de duas exposições para aprender o significado de um sinal e de cinco a dez exposições para entender todos os três sinais.
A previsão é de que o sistema de sinalização seja testado novamente no mundo real. Desta vez, a pesquisa será feita em Miami, nos Estados Unidos, com modelos Fusion Hybrid autônomos.
Carros autônomos
Na galeria, conheça alguns carros autônomos testados ao redor do mundo:
A Ford colocou nas ruas de Miami, EUA, um Fusion aotônomo; trata-se de uma parceria com o governo local | Foto: Divulgação
A Ford colocou nas ruas de Miami, EUA, um Fusion aotônomo; trata-se de uma parceria com o governo local | Foto: Divulgação
A Ford colocou nas ruas de Miami, EUA, um Fusion aotônomo; trata-se de uma parceria com o governo local | Foto: Divulgação
A Ford colocou nas ruas de Miami, EUA, um Fusion aotônomo; trata-se de uma parceria com o governo local | Foto: Divulgação
Mercedes-Benz Future Bus com tecnologia CityPilot | Foto: Divulgação
(Foto: Divulgação)
Ford Fusion autônomo | Foto: Divulgação
A Ford já realizou uma série de testes com um Fusion que dirige sozinho | Foto: Divulgação
Mercedes-Benz S 500 Intelligente Drive | Foto: Divulgação
A Mercedes-Benz também entrou na onda dos autônomos com o projeto S 500 Intelligent Drive | Foto: Divulgação
A Baidu, fabricante de produtos relacionados à informática e internet, tem avaliado um BMW Série 3 pelas ruas de Pequim, na China | Foto: Divulgação
Em março deste ano, o grupo PSA anunciou que vai deixar motoristas comuns testarem veículos com tecnologias de condução autônoma | Foto: Divulgação
Protótipo autônomo da PSA Peugeot Citroën | Foto: Divulgação
Protótipo autônomo da PSA Peugeot Citroën | Foto: Divulgação
O Grupo PSA (Peugeot Citroën) testa carros autônomos na Europa | Foto: Divulgação
A Kia pretende colocar no mercado seu primeiro carro autônomo em 2030. O veículo contará com as tecnologias Highway Driving Assist (HDA), que controla direção, frenagem e aceleração em autoestrada, combinado com a Lane Guidance System (LGS) e o Advanced Smart Cruise Control (ASCC) |Foto: Divulgação
A empresa de buscas na web também fez uma parceria com o grupo FCA. Eles incluíram o modelo Chrysler Pacifica na frota de carros autônomos | Foto: Divulgação
O Google também criou um projeto automotivo que não tem direção e pedal de aceleração | Foto: Reprodução
Lexus RX450h do Google | Foto: Divulgação
O Lexus RX450h do Google foi o primeiro veículo autônomo a se envolver em um acidente durante testes. O carro estava a 3 km/h quando colidiu levemente com um ônibus na Califórnia, nos EUA | Foto: Divulgação
Nos próximos meses, fãs e clientes da Audi poderão andar a bordo de um A7 autônomo. O veículo vai dirigir pelas estradas da Alemanha em uma velocidade de até 130 km/h | Foto: Divulgação
O novo Audi A8 é o primeiro veículo autônomo produzido em série | Foto: Divulgação
Em 2016, o ator Daniel Brühl chegou a um festival de cinema alemão a bordo de um Audi A8 L W12 autônomo
Land Rover Range Rover Sport com tecnologia Autonomous Urban Drive (Condução Urbana Autônoma) é testado no Reino Unido | Foto: Divulgação
Land Rover Range Rover Sport com tecnologia Autonomous Urban Drive (Condução Urbana Autônoma) é testado no Reino Unido | Foto: Divulgação
Volvo XC90 autônomo testado em parceria com a Uber | Foto: Divulgação
A Volvo também uniu forças à empresa de transporte Uber para testar um Volvo XC90 autônomo | Foto: Divulgação
Volvo XC90 autônomo – Projeto Drive Me | Foto: Divulgação
Volvo XC90 autônomo – Projeto Drive Me | Foto: Divulgação
A Volvo é uma das pioneiras em testes de carros autônomos. O projeto Drive Me selecionou famílias para testarem modelos XC90 que dirigem sozinhos pelas ruas da Suécia | Foto: Divulgação