Carros autônomos são testados por montadoras e empresas de tecnologia

Apesar de ainda parecerem coisa de ficção científica, os carros autônomos – que rodam nem a necessidade de interferência do motorista – vez ou outra já podem ser vistos rodando por aí, principalmente na Europa e na América do Norte. Mas engana-se quem pensa que este tipo de veículo está sendo testado apenas pelas montadoras. Na realidade, muitas empresas ligadas ao ramo da tecnologia como Uber e Google têm investido na novidade.

Entre as marcas do setor automotivo, a Audi está um pouco adiantada, tanto que, em fevereiro deste ano, utilizou um A8 L W12 autônomo durante o Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), na Alemanha. Na ocasião, o veículo sem motorista buscou o ator alemão Daniel Bhrül e sua namorada, Felicitas Rombold, em um hotel e os levou à cerimônia de abertura.

A160685_medium-800x450

Audi A8 L W12 autônomo marcou presença no Festival Internacional de Cinema de Berlim | Foto: Divulgação

No caso da PSA Peugeot Citroën, ela colocou seus modelos de direção pilotada para fazer longas viagens pelas estradas do velho continente. O primeiro trajeto foi de Paris a Bordeaux, na França. Depois, um outro modelo rodou cerca de três mil quilômetros entre Paris e Madri, na Espanha. Segundo a companhia, o experimento foi um sucesso, e o carro conseguiu regular os limites de velocidade conforme a via em que estava, fazer ultrapassagens e completar o percurso sem a intervenção do condutor.

A Ford, por sua vez, já até testou um Fusion Hybrid autônomo em uma pista com neve, em Michigan, nos Estados Unidos. Além de deixar o asfalto escorregadio, o gelo cobriu sinais de trânsito e pontos de localização. Para a montadora, fazer com que o veículo funcione nessas condições adversas é um grande passo para a popularização da tecnologia de forma segura.

Além dessas, Tesla, Volvo e Mercedes-Benz trabalham no desenvolvimento de automóveis que não necessitarão de intervenção do ser humano. As três planejam lançar automóveis que dirigem sozinhos até 2020. Já a Kia divulgou que pretende colocar seu primeiro modelo autônomo nas ruas em 2030 – com um investimento de US$ 2 bilhões (aproximadamente R$ 7 bilhões), ela deverá começar a implantar o sistema parcialmente em sua linha daqui a quatro anos.

Screenshot_2

Google desenvolveu projeto de carro sem direção e pedais de aceleração | Foto: Reprodução

Fora do ramo

Longe do setor automotivo, muitas empresas também estão surfando na onda dos carros que dirigem sozinhos. A Google, por exemplo, já realizou uma série de testes nos Estados Unidos e até desenvolveu um veículo sem direção e pedal de aceleração, mas ainda não conseguiu colocá-lo na rua porque a legislação exige que os testes de autônomos sejam acompanhados por um motorista humano, que possa assumir o controle quando for preciso.

A Baidu, fabricante de produtos relacionados à informática e internet, desde o ano passado tem avaliado um BMW Série 3 equipado com sistema inteligente pelas vias de Pequim, na China. A companhia mais recente a entrar neste segmento é a Uber. Recentemente, ela anunciou que está testando um Ford Fusion Hybrid na cidade americana de Pittsburgh.

16294467119_bf089b5136_c

Lexus RX450h do Google foi o primeiro carro autônomo culpado por um acidente | Foto: ed and eddie via VisualHunt.com / CC BY-SA

Acidentes

Os veículos autônomos em teste já se envolveram em uma série de acidentes leves. O primeiro considerado culpa da tecnologia de pilotagem autônoma envolveu o Lexus RX450h da Google, e foi registrado em fevereiro deste ano. De acordo com o relatório da empresa, o modelo autônomo tentou mudar de pista para desviar de alguns sacos de areia. Na hora da manobra, seu sistema, e o condutor que estava a bordo, acreditaram que o ônibus que andava na faixa ao lado iria reduzir a velocidade para deixá-lo entrar, o que não aconteceu. Eles, então, colidiram lateralmente.

Um estudo do Instituto de Pesquisa em Transporte da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostra que os carros autônomos tendem a se envolver em mais acidentes do que os convencionais. Por incrível que pareça, isso acontece porque o sistema segue as regras de trânsito muito à risca. No entanto, por dirigirem com mais precaução, as batidas são sempre mais leves, sem vítimas. Normalmente, os problemas são causados por outros motoristas desatentos ou que ficam impacientes quando o carro sem motorista anda a baixos limites de velocidade.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Maria Beatriz Vaccari
Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

ASSISTA AGORA