Carros autônomos poderão deixar transporte público gratuito nos EUA; saiba como

Uma empresa nos Estados Unidos tem um projeto de desenvolver um sistema de transporte público gratuito através de carros autônomos. A ideia é realizar parcerias com os governos locais para que o objetivo saia do papel.

Veja os planos da empresa que quer usar carros autônomos no transporte público dos EUA (Foto: Reprodução)

Carros autônomos: modelos podem fazer parte do sistema dos EUA, possibilitando transporte público gratuito no país

O desenvolvimento de carros autônomos tem como princípio um trânsito mais seguro e eficiente. Estudos já comprovam como a maioria dos acidentes são causados por ação humana.

Dessa forma, diversas empresas do setor investem em projetos para viabilizar o desenvolvimento dos veículos na sociedade.

VEJA TAMBÉM

Em países onde a tecnologia já está mais avançada, como nos Estados Unidos, os veículos autônomos são uma realidade mais próxima. Inclusive, o Garagem360 já reportou casos que envolvem o serviço de táxi autônomo em funcionamento em uma cidade do país.

No entanto, a tecnologia também deve ser acessível para mais pessoas da sociedade. E esse é o objetivo de uma empresa, do Vale do Silício.

A Glydways possui uma rede de carros autônomos, e o seu objetivo é usar os modelos como parte do sistema de transporte público das cidades dos Estados Unidos.

A Glydways explica que a utilização dos carros seria gratuita aos cidadãos através de parceiras feitas com os governos locais. Uma das cidades que já estuda o projeto é San José, na Califórnia.

Para o fundador da empresa, Mark Seegera proposta de facilitar o transporte público utilizando os pequenos carros autônomos pode servir como alternativa aos ônibus, trens e metrôs do nosso dia a dia.

Veja os planos da empresa que quer usar carros autônomos no transporte público dos EUA (Foto: Reprodução)

Como funcionará as viagens?

De acordo com informações no site da marca, o processo de solicitação das viagens devem acontecer via aplicativo, onde os carros autônomos buscarão o passageiro no ponto inicial e os levará ao destino final, também indicado no app.

Outra informação que é ressaltada é o fato de que as viagens não serão compartilhadas. Ou seja, mesmo que duas pessoas peçam o veículo no mesmo ponto de partida e estejam indo para o mesmo local, apenas uma será encaminhada por vez.

Nesse caso, a intenção é tornar o trajeto mais seguro, uma vez que não haverá uma terceira pessoa no veículo, no caso do motorista, por exemplo.

Viagens não serão compartilhadas (Foto: reprodução)

Carros autônomos são elétricos e funcionam com painéis solares

A Glydways também explica que os carros com tecnologia autônoma são 100% elétricos. Dessa forma eles não emitem poluentes quando estão em funcionamento.

O carregamento das baterias é feito através da energia captada por painéis solares instalados no teto. Ou seja, durante o trajeto, o veículo tem a capacidade de captar e armazenar energia.

Intenção é de transportar mais de 10 mil pessoas por hora

Os planos da empresa são ambiciosos. Após desenvolver o projeto, a intenção é de que os veículos tenham capacidade de transportar cerca de 10.800 pessoas por hora, capacidade semelhante a dos transportes públicos tradicionais.

Empresa prevê o transporte de mais de 10 mil pessoas por hora (Foto: Reprodução)
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Fechar
Sair da versão mobile