Jaguar Land Rover testa carros autônomos em terrenos off-road

Muitas montadoras já estão testando carros autônomos ao redor do mundo. Normalmente, os testes são feitos em centros das montadoras, em cidades

Muitas montadoras já estão testando carros autônomos ao redor do mundo. Normalmente, os testes são feitos em centros específicos, em cidades ou em estradas asfaltadas. A Jaguar Land Rover decidiu inovar e colocar carros que dirigem sozinhos para rodar em terrenos off-road.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Batizado de CORTEX, o projeto tem como objetivo garantir que os carros autônomos sejam totalmente capazes de andar em qualquer condição climática: terra, chuva, gelo, neve ou neblina. Como parte do projeto, está sendo projetada uma técnica de “5D”, combinando dados acústicos, de vídeo, de radar, de detecção de luz e de detecção de distância (LiDAR) em tempo real. O acesso a esses dados combinados melhora a consciência do ambiente em que o carro se encontra. O aprendizado da máquina permite que o carro autônomo se comporte de maneira cada vez mais sofisticada, fazendo com que ele lide com qualquer condição climática em qualquer terreno.

A empreitada da Jaguar Land Rover é realizada em parceria com a Universidade de Birmingham, na Inglaterra, líder mundial em pesquisas sobre radar e sensores para plataformas autônomas, e com a Myrtle AI, especialistas em aprendizado de máquina.

Carros autônomos: conheça alguns modelos que já rodam por aí

Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

wpDiscuz
Sair da versão mobile