Não são só os autônomos: o seu carro também pode ser hackeado

Se engana quem pensa que só carros autônomos superconectados podem ser hackeados. Atualmente, os automóveis modernos saem de fábrica com um sistema chamado OBD2, que funciona como uma central de diagnóstico. Ela coleta todos os dados do veículo e permite que eles sejam acessados pelas montadoras.

LEIA MAIS: Em caso de batida ou atropelamento com carros autônomos, de quem é a culpa?
Conheça os carros autônomos testados ao redor do mundo

Se um hacker especializado tiver acesso à entrada OBD2 (que fica localizada embaixo do painel central), é bem provável que ele consiga acessar as principais informações do carro e ainda controlar alguns de seus sistemas. “É possível manipular recursos eletrônicos, como as informações do painel, o travamento das portas e os vidros. Sistemas que dependem da parte mecânica, como o acionamento dos airbags, não podem ser acessados”, explica Fernando Amatte, gerente de segurança da informação da Cipher, empresa de segurança cibernética.

O profissional conta que, se o hacker quiser agir com más intenções, ele pode usar o sistema eletrônico para ações criminosas. “Se ele começar a iluminar avisos do painel, por exemplo, é bem possível que o motorista se assuste e pare o veículo para verificar se há algo errado. Essa situação pode ser uma oportunidade para assaltos”, comenta.

“Apesar de não ter acesso ao sistema mecânico, o hacker pode usar recursos elétricos para comprometer a dirigibilidade do carro. Nos Estados Unidos, por exemplo, um grupo de estudantes conseguiu desativar a direção elétrica de um veículo, fazendo com que o carro perdesse o controle”, conta Alexsander Tressino de Carvalho, professor de engenharia elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia.

O professor ainda destaca que o car hacking é possível, mas ainda não é algo comum. Atualmente, boa parte dos testes são feitos apenas dentro de universidades ou empresas de segurança. Todos esses resultados devem ser usados pelas montadoras para aprimorar cada vez mais as proteções dos carros, principalmente com a chegada dos veículos autônomos, que são bem mais conectados do que os tradicionais.

“A rede de um carro funciona como a de um computador. Para não ser invadida, ela precisa ser protegida e criptografada. A boa notícia é que as principais empresas do ramo automotivo já aumentaram os investimentos em soluções de proteção”, afirma Carvalho.

Na galeria, confira os modelos autônomos que já rodam ao redor do mundo:

A Volvo é uma das pioneiras em testes de carros autônomos. O projeto Drive Me selecionou famílias para testarem modelos XC90 que dirigem sozinhos pelas ruas da Suécia | Foto: Divulgação
Volvo XC90 autônomo - Projeto Drive Me | Foto: Divulgação
Volvo XC90 autônomo - Projeto Drive Me | Foto: Divulgação
A Volvo também uniu forças à empresa de transporte Uber para testar um Volvo XC90 autônomo | Foto: Divulgação
Volvo XC90 autônomo testado em parceria com a Uber | Foto: Divulgação
Land Rover Range Rover Sport com tecnologia Autonomous Urban Drive (Condução Urbana Autônoma) é testado no Reino Unido | Foto: Divulgação
Land Rover Range Rover Sport com tecnologia Autonomous Urban Drive (Condução Urbana Autônoma) é testado no Reino Unido | Foto: Divulgação
Em 2016, o ator Daniel Brühl chegou a um festival de cinema alemão a bordo de um Audi A8 L W12 autônomo
O novo Audi A8 é o primeiro veículo autônomo produzido em série | Foto: Divulgação
Nos próximos meses, fãs e clientes da Audi poderão andar a bordo de um A7 autônomo. O veículo vai dirigir pelas estradas da Alemanha em uma velocidade de até 130 km/h | Foto: Divulgação
O Lexus RX450h do Google foi o primeiro veículo autônomo a se envolver em um acidente durante testes. O carro estava a 3 km/h quando colidiu levemente com um ônibus na Califórnia, nos EUA | Foto: Divulgaçãomore
Lexus RX450h do Google | Foto: Divulgação
O Google também criou um projeto automotivo que não tem direção e pedal de aceleração | Foto: Reprodução
A empresa de buscas na web também fez uma parceria com o grupo FCA. Eles incluíram o modelo Chrysler Pacifica na frota de carros autônomos | Foto: Divulgação
A Kia pretende colocar no mercado seu primeiro carro autônomo em 2030. O veículo contará com as tecnologias Highway Driving Assist (HDA), que controla direção, frenagem e aceleração em autoestrada, combinado com a Lane Guidance System (LGS) e o Advanced Smart Cruise Control (ASCC) |Foto: Divulgaçãomore
O Grupo PSA (Peugeot Citroën) testa carros autônomos na Europa | Foto: Divulgação
O C4 autônomo do grupo PSA, por exemplo, fez uma viagem de mais de 3 mil quilômetros sem a ajuda do condutor. O carro dirigiu sozinho de Paris a Bordeaux, na França | Foto: Divulgação
Protótipo autônomo da PSA Peugeot Citroën | Foto: Divulgação
Protótipo autônomo da PSA Peugeot Citroën | Foto: Divulgação
Em março deste ano, o grupo PSA anunciou que vai deixar motoristas comuns testarem veículos com tecnologias de condução autônoma | Foto: Divulgação
A Baidu, fabricante de produtos relacionados à informática e internet, tem avaliado um BMW Série 3 pelas ruas de Pequim, na China | Foto: Divulgação
Recentemente, a Baidu anunciou que irá desenvolver sistemas autônomos em parceria com a Microsoft | Foto: Divulgação
A Mercedes-Benz também entrou na onda dos autônomos com o projeto S 500 Intelligent Drive | Foto: Divulgação
Mercedes-Benz S 500 Intelligente Drive | Foto: Divulgação
A Ford já realizou uma série de testes com um Fusion que dirige sozinho | Foto: Divulgação
Ford Fusion autônomo | Foto: Divulgação
Mercedes-Benz Future Bus com tecnologia CityPilot promete levar a condução autônoma aos ônibus do futuro | Foto: Divulgação
Mercedes-Benz Future Bus com tecnologia CityPilot | Foto: Divulgação