Carros autônomos da Ford ainda vão demorar para chegar ao mercado
Expectativa da montadora é de que os veículos que “andam sozinhos” sejam lançados em 2020
Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre os carros autônomos (que rodam tem a interferência do motorista). Tanto no exterior quanto no Brasil, diversos projetos estão sendo realizados por empresas de vários setores como o Google e a Apple e, claro, as montadoras.
Mas, apesar de tantos testes e estudos, este tipo de automóvel ainda deve demorar para chegar ao mercado. Segundo a Ford, que ontem, dia 29 de outubro, realizou um evento, em São Paulo, para mostrar algumas das novidades que está desenvolvendo, seu primeiro modelo que “anda sozinho” só deverá ser comercializado a partir de 2020.
O motivo, explicou Thomas Lukaszewicz, responsável pela área de direção automatizada do Centro de Pesquisa e Engenharia Avançada da montadora em Aachen, na Alemanha, é que “para tornar viável a fabricação desses automóveis, é preciso ter mais investimentos em infraestrutura”.
O executivo, no entanto, adiantou que o carro da montadora que não precisará de motorista provavelmente terá nível “4” de autonomia, em uma escala de a 0 a 5, em que zero significa totalmente dependente da ação humana e cinco totalmente independente.
Enquanto a data do lançamento dos autônomos não chega, a Ford diz que está trabalhando no desenvolvimento de sistemas que irão automatizar diversas ações, e que no futuro devem ser implementados em seus modelos de linha. Entre eles está o Fully Assisted Parking Aid.
A tecnologia de estacionamento totalmente automático permitirá que o condutor, em vagas muito apertadas, saia do veículo e o veja estacionar sozinho, acionando o controle remoto.
O conceito S-MAX é outro que poderá chegar aos produtos da montadora nos próximos anos. Ele possibilitará que os veículos se comuniquem para compartilhar informações entre si via Wi-Fi. Dessa forma, quem está na frente poderá alertar os outros imediatamente sobre um problema como um carro quebrado no meio da estrada ou alguém dirigindo na contramão, o que certamente aumentará a segurança nas ruas e estradas mundo afora.
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.