Carros 0km mais caros: alta no 3º trimestre foi superior a 5%

De acordo com o Monitor de Variação de Preços da KBB Brasil, os preços de carros 0km (modelo 2022) cresceram mais de 5% durante o último trimestre

Um dos principais problemas enfrentados pelo mercado automotivo é a alta dos preços dos modelos 0km. E os números confirmam isso, os carros 0km estão mais caros.

Por exemplo, de acordo com o Monitor de Variação de Preços da  Kelley Blue Book Brasil (KBB Brasil), os preços de carros novos cresceram mais de 5% durante o último trimestre. Lembrando que a esta alta foi registrada entre os modelos 2022.

Carros 0km

Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat

Os carros 0km mais caros no 3º trimestre; veja os dados

Esta empresa é especialista em preços de carros novos, seminovos e usados. De acordo com o estudo realizado por ela, os preços de todos os carros modelo 2022 cresceram em média 5,31% durante o último trimestre.

Sendo que a maior porcentagem deste acréscimo médio foi de 2,59%, em setembro. No acumulado do ano, este crescimento já é de 13%.

Bastante acima dos modelos 2021, por exemplo. Neste último caso, a média acumulada de alta nos últimos três meses do ano foi de 0,67%. Do mesmo modo, foi no último mês que acabou sendo registrado o maior avanço médio (0,31%). Pegando todas as médias e a somando, é possível perceber que os carros feitos neste ano acumulam 5,77 % de aumento entre janeiro e setembro.

Um movimento bastante interessante se mostra perceptível na tabela acima. Tanto os aumentos acumulados do ano nos carros modelo 2021 quantos nos carros modelo 2022 são maiores que a média total.

Veja só: o crescimento médio do ano dos modelos 2021 foi de 5,77%. Já a dos modelos 2022, 13%. Juntando estes dois dados, a média acumulada de alta do ano total foi de 5,40%. Pegando o recorte apenas do 3º trimestre, o aumento acumulado total foi de 1,12%.

Jeep Commander (Foto: Divulgação/Stellantis/Jeep)

Diversas marcas anunciaram aumentos nos preços de seus carros 0km. Até mesmo carros recém lançados passaram por aumentos. Hyundai Creta e Jeep Commander foram os principais. Conforme você acompanhou aqui no Garagem360, o primeiro passou por aumentos de até R$ 6 mil. Já no segundo, o aumento foi de R$ 8 mil.

Carros seminovos e usados também estão mais caros

Carros 0km

Foto: Dieny Portinanni/Unsplash.com

Com a alta dos preços dos carros 0km e a falta de estoque, os carros seminovos ou usados viraram uma boa opção. Este é um mercado que apesar de ter fechado em queda no mês passado, continua mostrando uma boa recuperação com relação ao ano passado. Até setembro, 8.567.745 unidades (automóveis de passeio + comerciais leves) foram comercializados.

Ou seja, um aumento de 40,07% com relação ao ano passado. Mas com o passar dos meses, tanto os carros seminovos quanto os usados foram ficando mais valorizados. O Monitor de Preços da KBB Brasil trouxe os dados relativos ao último trimestre.

Carros com mais de 3 anos de uso

Enquanto isso, aqueles carros que possuem até 3 anos de uso, por exemplo, teve uma alta acumulada de 1,37% no período. Sendo que em setembro, atingiu um crescimento médio de 0,97%.

Aqueles modelos de 2018 possuem a maior variação média acumulada do 3º trimestre (2,69%). O mesmo acontece no acumulado do ano (14,87%). Veículos usados (de 4 a 10 anos de uso) também estão mais caros.

A variação média do 3º trimestre do ano foi de +3,84%. Contando todos os nove meses do ano, esta variação é de +16,88%. Sendo que a maior porcentagem  no acumulado do 3º trimestre foi dos carros modelo 2012 (4,17%).

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA