Carros 0km mais caros: alta no 3º trimestre foi superior a 5%
De acordo com o Monitor de Variação de Preços da KBB Brasil, os preços de carros 0km (modelo 2022) cresceram mais de 5% durante o último trimestre
Um dos principais problemas enfrentados pelo mercado automotivo é a alta dos preços dos modelos 0km. E os números confirmam isso, os carros 0km estão mais caros.
Por exemplo, de acordo com o Monitor de Variação de Preços da Kelley Blue Book Brasil (KBB Brasil), os preços de carros novos cresceram mais de 5% durante o último trimestre. Lembrando que a esta alta foi registrada entre os modelos 2022.
Os carros 0km mais caros no 3º trimestre; veja os dados
Esta empresa é especialista em preços de carros novos, seminovos e usados. De acordo com o estudo realizado por ela, os preços de todos os carros modelo 2022 cresceram em média 5,31% durante o último trimestre.
Sendo que a maior porcentagem deste acréscimo médio foi de 2,59%, em setembro. No acumulado do ano, este crescimento já é de 13%.
Bastante acima dos modelos 2021, por exemplo. Neste último caso, a média acumulada de alta nos últimos três meses do ano foi de 0,67%. Do mesmo modo, foi no último mês que acabou sendo registrado o maior avanço médio (0,31%). Pegando todas as médias e a somando, é possível perceber que os carros feitos neste ano acumulam 5,77 % de aumento entre janeiro e setembro.
Um movimento bastante interessante se mostra perceptível na tabela acima. Tanto os aumentos acumulados do ano nos carros modelo 2021 quantos nos carros modelo 2022 são maiores que a média total.
Veja só: o crescimento médio do ano dos modelos 2021 foi de 5,77%. Já a dos modelos 2022, 13%. Juntando estes dois dados, a média acumulada de alta do ano total foi de 5,40%. Pegando o recorte apenas do 3º trimestre, o aumento acumulado total foi de 1,12%.
Diversas marcas anunciaram aumentos nos preços de seus carros 0km. Até mesmo carros recém lançados passaram por aumentos. Hyundai Creta e Jeep Commander foram os principais. Conforme você acompanhou aqui no Garagem360, o primeiro passou por aumentos de até R$ 6 mil. Já no segundo, o aumento foi de R$ 8 mil.
Carros seminovos e usados também estão mais caros
Com a alta dos preços dos carros 0km e a falta de estoque, os carros seminovos ou usados viraram uma boa opção. Este é um mercado que apesar de ter fechado em queda no mês passado, continua mostrando uma boa recuperação com relação ao ano passado. Até setembro, 8.567.745 unidades (automóveis de passeio + comerciais leves) foram comercializados.
Ou seja, um aumento de 40,07% com relação ao ano passado. Mas com o passar dos meses, tanto os carros seminovos quanto os usados foram ficando mais valorizados. O Monitor de Preços da KBB Brasil trouxe os dados relativos ao último trimestre.
Carros com mais de 3 anos de uso
Enquanto isso, aqueles carros que possuem até 3 anos de uso, por exemplo, teve uma alta acumulada de 1,37% no período. Sendo que em setembro, atingiu um crescimento médio de 0,97%.
Aqueles modelos de 2018 possuem a maior variação média acumulada do 3º trimestre (2,69%). O mesmo acontece no acumulado do ano (14,87%). Veículos usados (de 4 a 10 anos de uso) também estão mais caros.
A variação média do 3º trimestre do ano foi de +3,84%. Contando todos os nove meses do ano, esta variação é de +16,88%. Sendo que a maior porcentagem no acumulado do 3º trimestre foi dos carros modelo 2012 (4,17%).
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.