Carro voador: Suzuki promete seu lançamento para até 2025

A Suzuki anunciou uma parceria para colaborar no lançamento de um carro voador. Ela se juntará com a SkyDrive. Veja mais!

Muitos pensam que o carro voador é uma coisa de um futuro distante. Mas ele pode surgir nos próximos anos. E a Suzuki pode ser uma das responsáveis por isso. A montadora japonesa anunciou uma parceria para colaborar no lançamento de um eVTOL (aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem vertical). Ela se juntará com a SkyDrive.

Este foi o carro voador que a SkyDrive conseguiu voar por quatro minutos (Foto: Divulgação/SkyDrive)

Suzuki se juntará com a SkyDrive para o lançamento de um carro voador até 2025

O anuncio foi feito na última terça-feira (23/03). Esta startup, uma das principais fabricantes de carros voadores no Japão, foi fundada no ano de 2018. Em comunicado enviado à imprensa, a fabricante de carros (e motos) japonesa diz que elas irão colaborar em áreas de negócios e tecnologia.

Foto: Divulgação/SkyDrive

Isso inclui pesquisar e desenvolver tecnologias e planejar sistemas de fabricação e produção em massa. O desenvolvimento de mercados em outros países, com foco inicial no mercado da Índia, também está incluído. Sem falar das metas ambientais. Ou seja, atingir a neutralidade de carbono.

A Suzuki diz que esta oportunidade pode ser uma forma de “explorar e potencialmente adicionar carros voadores como um quarto negócio de mobilidade”. Lembrando que a SkyDrive já possui uma certa experiência no assunto. E já está trabalhando no desenvolvimento um novo eVTOL.

Foto: Divulgação/SkyDrive

A aeronave elétrica, que ainda não tem nome, é descrita como compacta e tem capacidade para duas pessoas. Este pode surgir nos próximos anos. E os planos são ambiciosos. A startup fala em produção em grande escala deste veículo.

Sem falar que ela pode lançar um serviço de taxi aéreo. Ela pretende realizar seu lançamento durante a Exposição Mundial de 2025. Tal evento será realizado na cidade de Osaka, no Japão. As empresas não divulgaram maiores informações sobre valores do investimento ou quantidade de aeronaves produzidas.

Carros voadores são o futuro?

Foto: Divulgação/SkyDrive

O carro do futuro pode estar mais próximo do que se imagina. E os movimentos recentes de algumas empresas, como a SkyDrive, mostram muito bem isso. A japonesa, por exemplo, produz drones que podem carregar cargas de 30 kg. Já é possível encontrar unidades deles em canteiros de obras japoneses.

Também podemos destacar a sua experiência como um carro voador também está no seu portfólio. Em agosto de 2020, a empresa realizou um voo teste com tripulação. A empresa realizou o teste com o modelo chamado de SD-03. O teste aconteceu no Campo de Testes da Toyota. Ele ficou voando no céu durante quatro minutos.

“Estamos extremamente entusiasmados por ter alcançado o primeiro voo tripulado de um carro voador no Japão, dois anos após fundar a SkyDrive (em 2018), com o objetivo de comercializar tal aeronave”, comentou Tomohiro Fukuzawa, CEO da empresa, em um comunicado.

Foto: Divulgação/Embraer

Lembrando que uma outra empresa bastante importante está envolvida com eVTOLs. Estamos falando da Eve, braço da Embraer. A empresa brasileira pretende ter carros voadores nos próximos anos.

No último mês de fevereiro, ela anunciou que formalizou o processo para obter o Certificado de Tipo para carro voador eVTOL junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Você pode conferir mais detalhes nesta matéria do Garagem360.

 

 

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile