Operação de ‘carro voador’ é regulamentada na Europa

A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (Easa) publicou as regras para a operação de ‘carros voadores’ (eVTOL) nas cidades do Velho Continente. A medida é a primeira ação de regulamentação desse tipo de transporte no mundo, que vem sendo chamado de ‘carro voador’.

Segundo o órgão, a meta é desenvolver “um novo ecossistema de mobilidade aérea urbana” para integrar as aeronaves certificadas de forma segura. De acordo com a Easa, até o final de setembro o documento estará disponível para consulta pública.

A regulamentação abrange as áreas de aeronavegabilidade, licenciamento da tripulação e operações aéreas.

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Carros voadores da Embraer
Foto: Divulgação/Embraer

O conceito de carro voador logo é relacionado aos filmes de ficção científica que marcaram gerações, como “De Volta para o Futuro” e suas continuações. Porém, o carro voador é bem diferente do que nos acostumamos a ver nas telas do cinema.

Chamado de eVTOL – veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, na sigla em inglês – o carro voador é semelhante a um helicóptero tradicional. Porém, tem um custo operacional muito menor, o que torna o seu uso mais democrático, e viabiliza viagens de curto tempo e distância.

Diversas empresas investem no desenvolvimento da tecnologia, seja para oferecer serviços de passageiros, bem como de objetos – serviços de delivery, por exemplo.

Os modelos desenvolvidos atualmente focam na motorização elétrica, o que garante uma condução mais silenciosa e ecologicamente correta. Porém, há projetos que já preveem a condução de forma autônoma – no entanto, isso ficará para um futuro um pouco mais distante.

SkyDrive, o  eVTOL japonês

Carro voador
O eVTOL da SkyDrive deve começar a operar em 2025 (Foto: Divulgação/SkyDrive)

A SkyDrive anunciou que lançará um carro voador “em breve” e diz estar bem próxima de conseguir uma certificação oficial no Japão. De acordo com a companhia japonesa, já existe um acordo com o Japan Civil Aviation Bureau (JCAB) do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) para que o seu eVTOL seja certificado.

O modelo SD-05, com espaço para duas pessoas, entraria em operação em 2025. A SkyDrive teve o pedido de certificação do modelo aceito pelo MLIT em outubro de 2021.

As regras para a certificação japonesa são válidas para “aeronaves de asa fixa e que transportam até 19 passageiros e têm um peso de decolagem de 8.618 kg ou menos”.

A certificação – que só ocorre de fato depois da aprovação nos testes de resistência e voo – comprova que todos os detalhes da aeronave está de acordo com os requisitos ambientais e de segurança.

O modelo SD-05 da SkyDrive será um veículo com oito hélices, com peso máximo de decolagem de 500 kg, autonomia de mais de 30 minutos de voo e velocidade máxima de cruzeiro em 100 km/h. Os planos da empresa envolvem a produção em massa do modelo.

A expectativa é de que a empresa lance um serviço de táxi aéreo na Exposição Mundial de 2025, em Osaka, Japão.

Fundada em 2018, a SKyDrive também produz drones que atuam em canteiros de obras no Japão e podem carregar cargas de até 30 kg. Em 2020, a empresa realizou um voo tripulado de quatro minutos com o modelo SD-03 no Campo de Provas da Toyota, no Japão.

Empresa brasileira prevê o início de circulação do eVTOL em 2026

A Embraer divulgou os planos de iniciar as atividades com carros voadores no Brasil a partir de 2026, veja os detalhes
Modelos tem o objetivo de ser mais acessíveis no comparativo com os helicópteros (Foto: Divulgação)

A Embraer, a principal companhia aeronáutica brasileira, possui uma empresa voltada para a exploração de carros voadores, a Eve. A marca divulgou em abril o seu plano estratégico para iniciar atividades utilizando um eVTOL a partir de 2026, no Rio de Janeiro.

A Eve estima iniciar suas operações comerciais com uma frota de 200 carros voadores até 2035. Seu eVTOL terá capacidade para transportar até quatro passageiros, além do piloto.

Sobre os vertiportos, os locais adaptados para pouco e decolagem de eVTOL, dois já foram divulgados – um localizado no aeroporto Internacional do Galeão e outro no Centro Empresarial Henrique Simonsen, na Barra da Tijuca.

Até o momento, ainda não há uma previsão de quanto custará cada viagem através do eVTOL, embora se saiba que o carro voador será capaz de oferecer mobilidade mais acessível em comparação aos helicópteros.

Os planos da Eve foram desenvolvidos em conjunto com onze parceiros, incluindo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo.

A Embraer anunciou ter recebido diversos pedidos do seu eVTOL por parte de empresas de todo o mundo. Recentemente, a empresa afirmou que sua carteira de pedidos havia atingido 1.825 unidades.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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