Carro voador da Hyundai fará viagens a partir de 2028
A Hyundai apresentou essa semana o protótipo de carro voador que iniciará as atividades de voos comerciais a partir de 2028.
A montadora apresentou o seu modelo de carro voador. Conhecido como eVTOL, os veículos começarão a realizar viagens comerciais a partir de 2028. Entre as principais características do veículo está a propulsão elétrica e a capacidade de pouso e decolagem de forma vertical.
Hyundai exibe modelo de carro voador que será usado viagens comerciais a partir de 2024 nos EUA
A Supernal, empresa de mobilidade aérea da Hyundai, revelou essa semana o seu conceito inicial de cabine de veículo eVTOL no Farnborough International Airshow. Através do protótipo a marca fornece a primeira visão de como o Hyundai Motor Group usa seus recursos automotivos para desenvolver o mercado de Mobilidade Aérea Avançada.
A Supernal fez parceria com os estúdios de design do Grupo para criar o conceito de cabine enquanto a empresa trabalha para certificar seu veículo eVTOL para uso comercial nos Estados Unidos a partir de 2028. Após o início das atividades no mercado norte-americano, o veículo também estará disponível na região da União Europeia e Reino Unido.
eVTOL da Hyundai é baseado no design automotivo
O conceito de cabine de cinco lugares do Supernal fornece alguns detalhes de como a empresa está aproveitando os processos e materiais de design automotivo para otimizar a experiência, bem como deixar o preço mais acessível aos passageiros.
De forma geral, o carro voador se assemelha a um helicóptero, com grandes entradas nas laterais. Para aprimorar o uso do espaço interno, bem como tornar o veículo o mais leve possível, a equipe de engenheiros e designers utilizou a abordagem de design minimalista e com a aplicação de materiais de fibra de carbono.
Assentos com contornos ergonômicos oferecem um ambiente confortável. Eles estão dispostos através de três fileiras. A primeira é exclusiva para o piloto, enquanto as outras duas tem disposição para acomodar até dois passageiros.
Para deixar o ambiente ainda mais interativo, os bancos contam com suporte para smartphone na traseira, centrais de comando entre os assentos e uma grande tela sensível ao toque atrás do banco do piloto.
A marca também desenvolveu um sistema de “terapia de luz”, onde todo o sistema de iluminação da cabine possui vários estágios de intensidade durante os voos.
Com a sustentabilidade como prioridade, o conceito de cabine incorpora materiais como termoplástico reforçado com fibra de carbono reciclável avançado, couro vegetal, tecido plástico reciclado e madeiras de origem responsável.
Custo das viagens ainda não foram divulgados
Por se tratar de um protótipo, a marca não divulgou qual será a média de preço para a utilização dos serviços de viagens comerciais através de seu carro voador.
No entanto, a empresa afirmou que trabalha para desenvolver um produto de alta qualidade e custo acessível.
“A Supernal está em parceria com os principais designers automotivos do Hyundai Motor Group para desenvolver nosso veículo eVTOL para fabricação e ampla aceitação do público. Estamos dedicando tempo para criar um eVTOL comercial seguro e leve que forneça aos nossos futuros passageiros a segurança e o conforto que eles encontram em seus próprios carros.” Afirmou J
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.