Carro voador chinês faz sucesso e tem enorme fila de espera mesmo com preço nas alturas
Xpeng recebe milhares de pedidos para seu inovador carro voador modular, com entregas previstas para 2026
O Land Aircraft Carrier, carro voador modular da Xpeng, despertou grande interesse após seu voo de demonstração. Com uma proposta inovadora, o veículo promete transformar a mobilidade do futuro.
Milhares de pedidos são realizados para o carro voador chinês
A Xpeng AeroHT, subsidiária da gigante chinesa Xpeng, está chamando atenção com seu mais recente lançamento: o Land Aircraft Carrier, um carro voador modular que promete transformar a mobilidade urbana.
O veículo, que custa cerca de 2 milhões de yuans (aproximadamente 280.000 dólares), superou as expectativas após seu primeiro voo público, acumulando mais de 2.000 pedidos. A previsão é que as primeiras entregas aconteçam em 2026.
O projeto, em desenvolvimento desde 2013, inicialmente visava a criação de um carro com rotores retráteis no teto, mas as dificuldades técnicas, como o risco de danos causados pelas vibrações ao dirigir, levaram a Xpeng a reconfigurar o conceito.
Conheça o Land Aircraft Carrier
Apresentado no Zhuhai Air Show, o Land Aircraft Carrier consiste em uma nave-mãe de três eixos com uma plataforma híbrida de 800V, que oferece uma autonomia de até 1.000 km.
Dentro dessa estrutura, a aeronave, que se assemelha a um grande drone, é liberada com um simples toque de botão, podendo ser recolocada de volta ao transportador em apenas cinco minutos.
Com capacidade para dois passageiros, a aeronave pode realizar entre cinco e seis voos com carga total.
A nave-mãe também carrega a bateria da aeronave, recarregando de 30% a 80% em apenas 18 minutos.
Durante seu voo de demonstração, o modelo mostrou impressionantes habilidades de aceleração, manobrabilidade e pouso autônomo, o que sublinha a capacidade da Xpeng em criar um sistema de transporte eficiente e seguro.
Veja também:
- 5 detalhes do carro voador eVTOL ultrafuturista que IMPRESSIONAM
- Goiânia terá prédio para pouso e decolagem de carro voador; conheça
- “Carro voador” esteve em São Paulo neste final de semana
- Dona da Jeep e Fiat aumenta participação estratégica em marca de “carro voador”
- Novo carro voador chinês já tem 2.000 pedidos registrados e tem entregas previstas em 2026
A aeronave é projetada para operar em dois modos: manual e automático.
No modo automático, a aeronave é capaz de planejar rotas, realizar voo de cruzeiro, retornar ao ponto de origem e pousar sem intervenção do piloto.
Já no modo manual, o controle é facilitado por um sistema de alavanca única, que simplifica a operação e reduz a curva de aprendizado.
A Xpeng afirma que um treinamento de apenas três horas é suficiente para que qualquer pessoa aprenda a pilotar o veículo.
Veja abaixo imagens da demonstração:
Pedidos recordes e planos para produção
Com o sucesso da exibição no Zhuhai Air Show, a Xpeng AeroHT revelou um recorde de 2.008 pedidos do Land Aircraft Carrier, feitos por 12 empresas, destacando o enorme interesse pelo inovador veículo voador.
Antes disso, a empresa já havia recebido 1.000 pedidos após a primeira apresentação do modelo, e mais 150 pedidos foram feitos por empresas em Hangzhou, em setembro.
A Xpeng também anunciou a inauguração de uma nova fábrica dedicada à produção do carro voador modular, com previsão para iniciar a produção em 2026.
A unidade terá capacidade para produzir 10.000 unidades por ano e contará com quatro linhas de montagem e instalações para pintura e montagem.
O modelo da aeronave será fabricado exclusivamente nessa nova fábrica, enquanto o grande transportador de três eixos será montado nas fábricas de veículos elétricos da empresa.
Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.