Carro usado: dicas que farão seu modelo durar muitos anos como novo
Comprou, quer comprar ou já tem um carro usado? Veja nossas dicas que farão seu modelo durar muitos anos como novo.
Já ouviu a expressão “prevenir é melhor que remediar”? Ela vale muito para o seu carro usado, já que a manutenção preventiva sai mais barato do que a reparativa, sem contar que ele vai ficar mais tempo sem apresentar defeitos graves.
E para ajudá-lo, separamos algumas dicas que farão o seu amigo durar muitos anos como se fosse recém saído da concessionária. Acompanhe!
Como preservar o carro usado?
Sem muita conversa, vamos às dicas:
Siga o manual do proprietário
Parece besteira, principalmente para quem já tem experiência com carros usados, mas é crucial. O manual contém informações específicas sobre o veículo, incluindo intervalos para a troca de óleo, o melhor fluido, quando trocar filtros e outros componentes, entre outras informações.
Ao invés de fazer as trocas a manutenção básica por achismo, com o manual você tem a certeza do que fazer e quando fazer, garantindo o bom funcionamento do carro.
Troque óleo e os filtros regularmente
Não só trocar, como também verificar o nível de todos os fluidos do veículos, assim como o líquido de arrefecimento. Nada de usar apenas água para o radiador, pois isso pode trazer consequências graves com o tempo.
Quanto ao óleo, opte sempre pelo recomendado pela fabricante no manual. O óleo lubrifica as peças, remove impurezas e até contribui para um consumo menor de combustível.
Troque as pastilhas de freio do carro usado
Se você demorar a trocar as pastilhas de freio pode perder dinheiro e o que mais importa: sua segurança. Se precisar usá-los em um momento crítico, os freios podem não funcionar corretamente, e isso é muito grave.
Antes de precisar notar alguma demora ao frear, leve seu carro ao mecânico para verificar as pastilhas e o disco de freio.
Revisões periódicas
As revisões periódicas servem para identificar os probleminhas antes que eles se tornem um problemão. Durante as revisões, o profissional verifica o estado de diversos componentes, como os freios, suspensão, sistema elétrico, direção, entre outros.
A dica aqui é procurar um profissional de confiança, seja por indicações ou por avaliações no próprio Google. Fuja das avaliações ruins ou as “mais ou menos”. Mesmo sendo um pouco mais cara, uma oficina confiável pode sair mais barata no final se fizer tudo certo para a “saúde” do seu carro.
Dirija com cuidado
Nada de forçar o veículo, assim você “gasta” sua vida útil rapidamente. O ideal é manter a aceleração constante até para economizar combustível, evitando acelerações e freadas bruscas.
Cuide dos pneus
A forma como você trata os pneus também contribui para aumentar a vida útil do veículo e economizar combustível. Portanto, mantenha a pressão correta, faça o alinhamento e balanceamento das rodas para garantir também a sua segurança.
Leia também:
Mitos e verdade que talvez você não saiba sobre pneus importados.
Armazene o carro em local coberto
Se possível, guarde o carro em local coberto para protegê-lo da ação do tempo. Chuva e sol fazem mal para seu amigo, acelerando o desgaste da pintura e outros componentes.
Faça a higienização correta do veículo
Seu carro precisa estar sempre limpo, pois a sujeira e os resíduos podem danificar a pintura do carro. O ideal é lavar regularmente, mas se você não tem a experiência, procure um lava rápido confiável.
Faça reparos imediatamente
Apareceu algum problema? Não deixe para depois, procure um mecânico de confiança para fazer o diagnóstico e reparo o quanto antes.
Utilize combustível de qualidade
Encontrou aquele posto com gasolina de qualidade? É lá que você vai abastecer. Combustíveis adulterados fazem um mal danado ao veículo, começando pela bomba de combustível até chegar ao motor.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.