Carro popular entre brasileiros leva nota zero em segurança

Carro popular entre brasileiros leva nota zero em segurança. VEja quais foram os testes submetidos pelo modelo destinado à família.

Em um resultado impressionante, o Citroën C3 Aircross, produzido no Brasil, obteve a pior nota possível nos testes de segurança realizados pelo Latin NCAP. O carro popular entre os brasileiros levou nota zero, evidenciando falhas graves em sua estrutura e sistemas de proteção.

C3 Aircaross – carro popular entre os brasileiro leva 0 estrelas em teste de segurança

A Latin NCAP submeteu o Citroën C3 Aircross aos testes de testes de impacto frontal a 64 km/h, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção para pedestres e controle eletrônico de estabilidade (ESC).

Segundo a entidade, não foi realizado o teste de impacto lateral contra o poste “devido à falta de proteção lateral para a cabeça nas filas dianteira e traseira, que nem sequer é oferecida como opcional”.

Veja os pontos críticos da avaliação

Proteção para adultos

O veículo  obteve 33,01% em Ocupante Adulto, apresentando proteção “fraca” para o peito do passageiro e “razoável” para o motorista em caso de colisão frontal. 

Além disso, a estrutura do carro colapsou de forma preocupante em testes laterais, expondo os ocupantes a risco de lesões graves.

Proteção para crianças

O percentual de proteção para ocupantes infantil foi de 11,37%, considerada muito baixa, com sinalização das ancoragens Isofix não atendendo aos padrões de segurança. 

Proteção para pedestres 

O melhor desempenho foi de 49,57% em “Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada”. Ainda assim, a entidade avaliou como “marginal”, indicando um risco elevado de lesões graves para pedestres em caso de colisão. 

Sistemas de assistência à segurança 

Com percentual de 34,88% em Assistência à Segurança, o C3 Aircross possui controle de estabilidade de fábrica, mas o alerta do cinto de segurança não atende aos padrões do Latin NCAP e não há outros sistemas de assistência ativa. 

“O modelo não oferece Sistemas de Assistência à Velocidade, como padrão, Sistemas de Suporte de Pista e Frenagem Autônoma de Emergência, nem mesmo como opcionais”, diz o relatório. 

C3 Aircross - Carro popular entre os brasileiro leva 0 estrelas em teste de segurança - Foto: Latin NCAP
C3 Aircross – Carro popular entre os brasileiro leva 0 estrelas em teste de segurança – Foto: Latin NCAP

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:

“A Stellantis decepciona mais uma vez com um modelo zero estrela. Os engenheiros da Citroën e da Stellantis sabem muito bem como oferecer veículos com melhores recursos de segurança, mas, infelizmente, a decisão corporativa vai em uma direção diferente. Enquanto outros concorrentes oferecem mais segurança e melhor desempenho, a Citroën continua a proporcionar uma segurança deficiente como padrão em seus carros”.

Em defesa, a Stellantis, grupo que detém a marca Citroën, informou ao G1 que a segurança do carro vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva e que a plataforma CMP permite ao Aircross ter uma carroceria com ampla proteção ao habitáculo.

E você, viajaria em um C3 Aircross depois de saber sua nota de segurança? Conte para nós aqui nos comentários!

Leia também:

JAC E-JS1 decepciona testes do Latin NCAP – veja o resultado

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA