Carro popular entre brasileiros leva nota zero em segurança
Carro popular entre brasileiros leva nota zero em segurança. VEja quais foram os testes submetidos pelo modelo destinado à família.
Em um resultado impressionante, o Citroën C3 Aircross, produzido no Brasil, obteve a pior nota possível nos testes de segurança realizados pelo Latin NCAP. O carro popular entre os brasileiros levou nota zero, evidenciando falhas graves em sua estrutura e sistemas de proteção.
C3 Aircaross – carro popular entre os brasileiro leva 0 estrelas em teste de segurança
A Latin NCAP submeteu o Citroën C3 Aircross aos testes de testes de impacto frontal a 64 km/h, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção para pedestres e controle eletrônico de estabilidade (ESC).
Segundo a entidade, não foi realizado o teste de impacto lateral contra o poste “devido à falta de proteção lateral para a cabeça nas filas dianteira e traseira, que nem sequer é oferecida como opcional”.
Veja os pontos críticos da avaliação
Proteção para adultos
O veículo obteve 33,01% em Ocupante Adulto, apresentando proteção “fraca” para o peito do passageiro e “razoável” para o motorista em caso de colisão frontal.
Além disso, a estrutura do carro colapsou de forma preocupante em testes laterais, expondo os ocupantes a risco de lesões graves.
Proteção para crianças
O percentual de proteção para ocupantes infantil foi de 11,37%, considerada muito baixa, com sinalização das ancoragens Isofix não atendendo aos padrões de segurança.
Proteção para pedestres
O melhor desempenho foi de 49,57% em “Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada”. Ainda assim, a entidade avaliou como “marginal”, indicando um risco elevado de lesões graves para pedestres em caso de colisão.
Sistemas de assistência à segurança
Com percentual de 34,88% em Assistência à Segurança, o C3 Aircross possui controle de estabilidade de fábrica, mas o alerta do cinto de segurança não atende aos padrões do Latin NCAP e não há outros sistemas de assistência ativa.
“O modelo não oferece Sistemas de Assistência à Velocidade, como padrão, Sistemas de Suporte de Pista e Frenagem Autônoma de Emergência, nem mesmo como opcionais”, diz o relatório.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“A Stellantis decepciona mais uma vez com um modelo zero estrela. Os engenheiros da Citroën e da Stellantis sabem muito bem como oferecer veículos com melhores recursos de segurança, mas, infelizmente, a decisão corporativa vai em uma direção diferente. Enquanto outros concorrentes oferecem mais segurança e melhor desempenho, a Citroën continua a proporcionar uma segurança deficiente como padrão em seus carros”.
Em defesa, a Stellantis, grupo que detém a marca Citroën, informou ao G1 que a segurança do carro vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva e que a plataforma CMP permite ao Aircross ter uma carroceria com ampla proteção ao habitáculo.
E você, viajaria em um C3 Aircross depois de saber sua nota de segurança? Conte para nós aqui nos comentários!
Leia também:
JAC E-JS1 decepciona testes do Latin NCAP – veja o resultado
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.