Carro popular do futuro: Aion UT Super EV chega com 500 km de autonomia a partir de R$ 38 mil
O Aion UT Super, em parceria com CATL, GAC e JD.com, é lançado na China a partir de US$ 7.000, oferecendo 500 km de autonomia e tecnologia Huawei Cloud.
O mercado de veículos elétricos (EVs) na China ganhou um novo e forte competidor focado na acessibilidade: o Aion UT Super. Lançado oficialmente por meio de uma colaboração estratégica entre o GAC Group, a gigante de baterias CATL e a plataforma de e-commerce JD.com, o modelo está sendo comercializado como um “carro popular nacional”.
Aion UT Super EV chega com 500 km de autonomia a partir de R$ 38 mil
Uma das maiores melhorias do UT Super é a sua bateria. Equipado com uma bateria de fosfato de ferro-lítio da CATL, o modelo entrega uma autonomia de 500 quilômetros no ciclo CLTC (Ciclo de Teste de Veículos Leves da China).
- Autonomia: 500 km (CLTC)
- Melhoria: Representa um avanço significativo em relação ao modelo anterior, o Aion UT 2025, que oferecia autonomias de 330 km e 420 km.
- Motor: Um motor elétrico com potência máxima de 100 quilowatts (134 cv) e torque máximo de 145 Nm.
Um diferencial de infraestrutura notável é o tempo de troca de bateria de apenas 99 segundos.

O Aion UT Super adota uma estratégia de preços flexível para o consumidor chinês:
| Opção de Compra | Preço | Condições |
| Com Leasing de Baterias | 49.900 yuans (R$ 37.000) | Mais aluguel da bateria de 399 yuans (R$ 298) por mês |
| Preço Total de Compra | A partir de 89.900 yuans (R$ 67 mil) | Preço final do veículo |
Design e Tecnologia
O design do UT Super mantém as linhas hatchback do Aion UT 2025, com dimensões compactas: 4270 mm de comprimento e 2750 mm de distância entre eixos. O modelo oferece opções de cores vibrantes, como Roxo Monet e Bege Champs-Élysées.
Telasc e Controles: Volante de dois raios, painel de instrumentos flutuante (tela LCD de 8,8 polegadas) e uma grande tela de controle central de 14,6 polegadas.

Conforto: Os bancos dianteiros podem reclinar 180 graus.
Integração: Um destaque tecnológico é a integração do sistema veicular Huawei Cloud, que suporta comandos de voz por IA e conectividade perfeita com dispositivos móveis HarmonyOS, Apple e Android.
O veículo vem bem equipado com recursos como sistema de imagem panorâmica de 540 graus, entrada e destravamento sem chave, e porta-malas com acionamento elétrico.
Com um preço tão baixo e 500 km de autonomia, o Aion UT Super poderia revolucionar o mercado de EVs no Brasil? O que você acha da opção de leasing de baterias? Deixe sua opinião!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.