Carro popular do futuro: Aion UT Super EV chega com 500 km de autonomia a partir de R$ 38 mil

O Aion UT Super, em parceria com CATL, GAC e JD.com, é lançado na China a partir de US$ 7.000, oferecendo 500 km de autonomia e tecnologia Huawei Cloud.

O mercado de veículos elétricos (EVs) na China ganhou um novo e forte competidor focado na acessibilidade: o Aion UT Super. Lançado oficialmente por meio de uma colaboração estratégica entre o GAC Group, a gigante de baterias CATL e a plataforma de e-commerce JD.com, o modelo está sendo comercializado como um “carro popular nacional”.

Aion UT Super EV chega com 500 km de autonomia a partir de R$ 38 mil

Uma das maiores melhorias do UT Super é a sua bateria. Equipado com uma bateria de fosfato de ferro-lítio da CATL, o modelo entrega uma autonomia de 500 quilômetros no ciclo CLTC (Ciclo de Teste de Veículos Leves da China).

  • Autonomia: 500 km (CLTC)
  • Melhoria: Representa um avanço significativo em relação ao modelo anterior, o Aion UT 2025, que oferecia autonomias de 330 km e 420 km.
  • Motor: Um motor elétrico com potência máxima de 100 quilowatts (134 cv) e torque máximo de 145 Nm.

Um diferencial de infraestrutura notável é o tempo de troca de bateria de apenas 99 segundos.

Aion UT Super EV chega com 500 km de autonomia a partir de R$ 38 mil - Foto: Divulgação
Aion UT Super EV chega com 500 km de autonomia a partir de R$ 38 mil – Foto: Divulgação

 

O Aion UT Super adota uma estratégia de preços flexível para o consumidor chinês:

Opção de Compra Preço Condições
Com Leasing de Baterias 49.900 yuans (R$ 37.000) Mais aluguel da bateria de 399 yuans (R$ 298) por mês
Preço Total de Compra A partir de 89.900 yuans (R$ 67 mil) Preço final do veículo

Design e Tecnologia

O design do UT Super mantém as linhas hatchback do Aion UT 2025, com dimensões compactas: 4270 mm de comprimento e 2750 mm de distância entre eixos. O modelo oferece opções de cores vibrantes, como Roxo Monet e Bege Champs-Élysées.

Telasc e Controles: Volante de dois raios, painel de instrumentos flutuante (tela LCD de 8,8 polegadas) e uma grande tela de controle central de 14,6 polegadas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Conforto: Os bancos dianteiros podem reclinar 180 graus.

Integração: Um destaque tecnológico é a integração do sistema veicular Huawei Cloud, que suporta comandos de voz por IA e conectividade perfeita com dispositivos móveis HarmonyOS, Apple e Android.

O veículo vem bem equipado com recursos como sistema de imagem panorâmica de 540 graus, entrada e destravamento sem chave, e porta-malas com acionamento elétrico.

Com um preço tão baixo e 500 km de autonomia, o Aion UT Super poderia revolucionar o mercado de EVs no Brasil? O que você acha da opção de leasing de baterias? Deixe sua opinião!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.