Carro parado na pandemia: conheça os cuidados necessários
Carro parado durante a pandemia? Confira 5 dicas para não prejudicar o veículo na fase em que ele está na garagem ...
Desde o início da pandemia da Covid-19, muitas pessoas acabaram por deixar o carro parado mais do que o habitual. Os motivos? Muita gente trabalhando em home office e o aumento nos preços dos combustíveis.
De acordo com a prefeitura de São Paulo, por exemplo, em 2020, a circulação de veículos foi a menor em cinco.
Mas, como qualquer automotor, o carro é feito para rodar. Assim, deixá-lo muito tempo sem uso pode trazer problemas…
Um carro, quanto muito tempo sem uso, também começa a apresentar desgastes. Isso porque pode ocorrer o acúmulo de agentes abrasivos na parte interna do veiculo, falta de lubrificação, peso sobre os pneus, falta de calibragem, etc.
Dessa forma, se você está deixando o seu carro na garagem durante a pandemia, confira dicas para evitar problemas no seu auto!
5 dicas imperdíveis para evitar problemas por carro parado na pandemia
1. Pneus
São alguns dos componentes do carro mais prejudicados quando ficam muito tempo sem rodar. No caso, se tornam fadados a ter de sustentar todo o peso da máquina por um período muito longo.
Assim, a dica é calibrar os pneus, mesmo que você pretenda ainda deixá-lo um tempo na garagem. Por exemplo, a maioria dos motoristas fazem a calibragem dos pneus de uma a duas vezes na semana. Com o carro guardado, isto dificilmente ocorre.
Portanto, primeiramente, consulte o fabricante em relação a periodicidade da calibragem dos pneus em carros que rodam pouco. Ou, então, consulte um profissional. Também, vale apostar em manobrar o veículo a cada 10 dias, pelo menos.
2. Atenção com a bateria do carro parado
Não cuidar da bateria do carro que está muito tempo parado pode resultar em problemas permanentes. E não pense que basta ligar o auto para resolver a questão, conforme muita gente imagina.
É preciso levar em conta que a bateria contém uma solução ácida em seu interior. E, a movimentação do carro é o que evita a saturação ácida desta solução. Assim, se o carro não se desloca com frequência, pode ocorrer corrosão do plástico que envolve a bateria, das placas e de outros componentes. Já imaginou o prejuízo?
Assim, a dica é descolocar-se com o carro, ou seja, não deixar por semanas ou mesmo meses na garagem. A cada 7 ou 10 dias, por exemplo, rode em torno de 10 quarteirões.
3. Problemas com combustível
Alguns sugerem deixar o carro parado sem combustível, a fim de evitar problemas. Mas, por outro lado, deixar o tanque 100% vazio pode prejudicar, no futuro, a capacidade de partida.
Assim, o mais recomendado é manter, sim, um pouco de combustível no tanque do seu automóvel. Além disso, circular com o auto para gastar o combustível. Isso porque, no caso da gasolina, ela pode apodrece depois de 30 dias – o que irá entupir os bicos injetores e prejudicar a ignição.
4. Preservar da lataria
Outra dica fundamental é guardar o seu carro em um local seguro e coberto. Não deixe a lataria exposta a chuvas, sol forte, granizo, fuligem e poeira. Caso você não disponha de uma garagem, cubra o auto com plástico resistente ou lona.
5. Odores
Por fim, deixar o carro parado por muito tempo aumenta a chance de maus odores, devido à falta da circulação do ar. Para resolver, a cada 15 dias, por exemplo, faça uma limpeza completa na parte interna do automóvel.
Além disso, de vez em quando, abra as janelas, a fim de circular o ar.
Revisão antes de voltar a rodar com o carro
Se você pretende voltar a usar o veículo depois de o carro ter ficado parado por tempos, é importante marcar uma revisão completa. Mesmo com todos os cuidados indica-se levar a uma concessionária ou oficina de confiança.
Trata-se da sua segurança e das boas condições de seu carro. Além disso, é fundamental esta revisão em carro que permaneceu sem rodar por longos períodos, para impedir eventuais acidentes por algum tipo de avaria.
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.