Carro parado muito tempo: combustível fica velho?

Entenda de uma vez por todas se carro parado muito tempo deixa o combustível velho o que pode, de fato, acontecer; tire todas as dúvidas!

Afinal, será que carro parado muito tempo é sinal de que o combustível fica velho? Bem, essa é uma dúvida um tanto quanto pertinente, e, aliás, interessante.

Isso porque é completamente comum que determinados véiculos fiquem inutilizáveis por muito tempo, mas ainda com combustível no tanque, e compreender se existe um ou não um prazo de validade é essencial.

Acompanhe o Garagem360 e tire todas as dúvidas!

Foto: Freepik

Afinal, combustível fica velho? Tem prazo de validade?

Bem, para iníco de conversa, a resposta é sim. Ou seja, o combustível pode sim ficar velho, e, aliás, ter um prazo de validade para funcionar perfeitamente.

Para melhor entender, basta pensar que até mesmo a água engarrafada passa a ter um prazo de validade, e isso não seria diferente com a gasolina, como por exemplo.

Aliás, depois de determinado tempo, o combustível pode até mesmo resultar em danos para o motor. Isso porque ocorre a perda de algumas das propriedades essenciais para seu funcionamento.

No caso da gasolina, o que acontece é que ela fica exposta a muito calor quando está dentro do tanque, assim como à circulação do oxigênio.  

Além disso, a gasolina não utilizada pelo motor (antes do desligamento) volta, automaticamente, para ele. Entretanto, com uma temperatura bem mais elevada.

Foto: Freepik

Qual o prazo de validade da gasolina?

O “prazo de vencimento” da gasolina, na verdade, é chamado de envelhecimento do combustível. Ele pode variar de acordo com o tipo, como por exemplo.

No caso da gasolina comum, esse envelhecimento acontece entre 2 e 3 meses. Isto é, se o combustível ficar “parado” no tanque por mais de 2 meses, significa que ele já perdeu parte de suas propriedades.

Além disso, quanto menos gasolina, há uma maior incidência de oxigênio. Ou seja, isso significa que menor será a validade do combustível.

No caso da gasolina premium ou de alta octanagemo prazo de validade pode ser um pouco maior. Então, essa pode ser uma boa solução para quem roda menos.

Você pode gostar: Carro que anda na água vira febre no Brasil e tem preço de R$ 387 mil

Foto: Freepik

Combustível velho prejudica o funcionamento do carro?

Sim! O combustível “fora” do “prazo de validade” pode sim ser prejudicial ao veículo. Isso porque há a possibilidade de danos ao motor.

De uma forma clara, esses danos podem resultar, por exemplo, em problemas na hora de dar a partida, como uma maior dificuldade, além do carro “engasgar”.

Por fim, uma boa solução pode ser abastecer aos poucos, e assim, evitar passar por esse tipo de situação.

Aproveite para conferir: Motoristas da 99 agora têm condições especiais para carregar carros elétricos nos postos Shell Recharge

Escrito por

Vitória Marques

wpDiscuz
Sair da versão mobile