Carro novo precisa de revisão? Descubra!

Muitos compradores que pela primeira vez adquirem um carro 0km acreditam estar se livrando de preocupações com a manutenção do veículo. Será?

Muitos compradores que pela primeira vez adquirem um automóvel 0km acreditam estar se livrando das preocupações com a manutenção do veículo. No entanto, deferentemente do que o senso comum possa indicar, aquele carro tinindo de novo que acabou de sair da concessionária também demanda cuidados constantes.

Com a ajuda dos especialistas da InstaCarro, plataforma online de compra e venda de veículos,  trazemos alguns esclarecimentos para dúvidas em relação à manutenção periódica de veículos novos.

Carro novo precisa de manutenção periódica, incluindo revisões

(Foto: Pixabay.com)

O carro novo também precisa de atenção, principalmente quanto às revisões que normalmente acontecem a cada 10.000 km rodados, fundamental também para manter a garantia da montadora.

Há quem prefira, normalmente por questões financeiras, fazer as revisões com uma oficina mecânica de confiança, mesmo perdendo o direito da garantia. Porém, se você decidir manter a garantia e realizar as revisões com uma oficina da marca do seu carro, como recomenda o manual do fabricante, é importante ter em mente o que é realmente revisar em um carro novo. Do contrário, é possível que você receba uma conta enorme ao final dos serviços de revisão.

A importância da revisão automotiva

Antes de ir até a concessionária, saiba que uma revisão periódica não inclui a realização de todas as trocas, limpezas e correções de uma só vez – isso seria um procedimento necessário.

Então, leia o manual do proprietário para saber quais são as exigências de fábrica. Nem todo carro necessita, por exemplo, que as velas de ignição sejam trocadas a exatos 20 mil km rodados.

O manual do veículo indica os intervalos para as visitas às oficinas das concessionárias. Atualmente, os modelos mais modernos e tecnológicos mostram no computador de bordo quando chegou a hora de revisar os componentes.

Conforme o modelo, há um prazo específico para as revisões de determinados itens. Além da troca de alguns deles, como óleos e filtros, é cumprido uma checklist de componentes que serão inspecionados.

Se, no uso diário do carro, você notar alguma falha ou barulho, não espere até chegar a data da próxima revisão. O ideal é levar o carro à oficina da concessionária imediatamente.

O que é necessário revisar em um carro novo

Velas de ignição: o ideal é fazer a checagem a cada 10 mil km  e substituí-las quando necessário (Foto: Shutterstock)

Fique atento a todos os valores. Quando for fechar um plano de revisão na concessionária, não olhe apenas para o preço das revisões, fique de olho também no custo da cesta básica de peças, que inclui os itens de maior desgaste com previsão de troca periódica.

Além da revisão padrão e da checklist, eventualmente é necessário trocar alguns itens que são cobrados à parte. Para evitar sustos com o valor final da revisão, informe-se sobre os preços de peças e serviços.

Confira a seguir os itens mais comuns a verificar numa revisão automotiva.

Alinhamento e balanceamento

Vias esburacadas alteram a geometria da suspensão e por isso é necessário realizar o alinhamento e o balanceamento do veículo com certa frequência. Caso esses procedimentos não estejam previstos em seu plano de revisão, haverá um aumento do consumo de combustível e os pneus terão a vida útil encurtada.

O alinhamento é responsável pelos ajustes de convergência e divergência das rodas, enquanto o balanceamento equilibra a distribuição da massa do pneu e da roda, evitando assim as trepidações de rodagem.

Aditivo da água do radiador

A maioria dos problemas no sistema de arrefecimento são causados pela falta do aditivo na água do radiador. Isso porque, além de oferecer proteção anticorrosiva das peças metálicas que entram em contato com a água, ele também estende a vida útil de itens como sensores térmicos, válvulas termoestáticas e sensores de temperatura.

Ressalte-se que não é obrigatório colocar aditivo sempre que completar a água do radiador em postos de gasolina. Em carros novos, realizar o procedimento apenas nas revisões já é suficiente.

Ar-condicionado

A higienização do sistema de ar-condicionado é essencial para o bem estar dentro da cabine do veículo. A falta de limpeza do ar-condicionado pode trazer problemas especialmente para crianças eu pessoas com problemas respiratórios. 

Para evitar que fungos e bactérias se instalem no sistema, é necessário, a cada revisão de 10.000 km rodados, providenciar a sua limpeza e conferir a pressão do compressor.

Substituição das velas

O motor do carro pode não apresentar falhas, porém é necessário trocar as velas de ignição nas revisões. A faísca que esse componente produz vai perdendo intensidade e deixa de queimar parte do combustível que entra na câmara de combustão. Dessa forma, o consumo aumenta e a potência diminui. Confira no manual do seu carro qual é a periodicidade recomendada para essa troca.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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