Carro novo ou usado: especialista explica prós e contras de cada um deles
Carro novo ou usado João Victorino, especialista em finanças pessoais, explica prós e contras de cada um deles.
Carro novo ou usado? Essa escolha pode definir o seu futuro por um longo tempo, principalmente se o veículo for financiado. Por isso, antes de escolher o carro ideal, é importante ponderar todos os aspectos da aquisição para garantir um bom negócio e evitar dores de cabeça no futuro.
Carro novo ou usado, qual escolher?
De acordo com João Victorino, especialista em finanças pessoais, o carro novo exige menos atenção em relação ao usado. A pesquisa do modelo zero é pautada em pontos como marcas e modelos que atendam suas necessidades.
Os fatores mais relevantes aqui são consumo de combustível, manutenção, segurança e tecnologia embarcada. Se for financiado, soma-se aí as condições de pagamento, taxas, valor da prestação e o custo total, assim é possível negociar as melhores condições.
“Leia avaliações e testes de especialistas e consumidores sobre o modelo, observando resultados de testes de segurança e desempenho. Procure sempre entender os termos da garantia oferecida pela montadora e informe-se sobre a rede de concessionárias e oficinas autorizadas”, afirma.
Agora, o veículo usado exige mais atenção, sobretudo no histórico do veículo para verificar os registros de acidentes, leilões ou sinistros. Também é importante verificar se as revisões e manutenções foram realizadas regularmente.
Também é importante inspecionar a quilometragem (se é a real), lataria, pintura, estado dos pneus, freios (disco e pastilhas), suspensão e o funcionamento dos equipamentos eletrônicos/ acessórios.
Os carros udados mais procurados e vendidos do Brasil – Tem hatch, sedã e SUV
“Leve o carro a um mecânico de confiança para uma avaliação completa e verifique se a documentação está em ordem, sem débitos pendentes, como multas e IPVA. Faça test drive para checar o conforto, desempenho e possíveis ruídos, testando em diferentes vias, tanto urbanas quanto estradas, para sentir a dirigibilidade.
Negocie o preço com base nas condições do veículo e no valor de mercado, e verifique se é possível obter garantias adicionais para carros usados”, ressalta.
Importância do seguro
Victorino lembra que independente da escolha, é necessário ponderar a contratação de um seguro veicular.
“Após escolher qual carro é o melhor para a sua realidade atual, novo ou usado, é normal que muitas pessoas pensem em ter um seguro para o veículo em questão. No entanto, essa também é uma decisão que envolve a análise de vários fatores antes de ser tomada”, ressalta.
Entre as vantagens estão proteção financeira contra perdas significativas, cobertura de responsabilidade civil, assistência 24 horas (dependendo da cobertura) e o principal: a tranquilidade de ser um segurado.
Mas como nem tudo são flores, há também desvantagens como o custo do prêmio, que pode ser inferior ao do carro em caso de sinistro, o pagamento da franquia, as limitações das coberturas e a burocracia.
A dica do Garagem360 é sempre ler o contrato, avaliar os pontos positivos e negativos e fazer uma pesquisa profunda com as opções de seguradoras. Os valores podem variar muito, assim como a cobertura, portanto, pondere todas as opções antes de contratar.
Eai? O que achou das dicas do especialista? Prefere um carro novo ou usado? Dê sua opinião nos comentários
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.