Carro novo: cuidados que previnem danos ao veículo
Não é porque o veículo é novo que não é necessário ficar de olho em detalhes. Por isso, veja alguns detalhes que previnem danos ao veículo.
Nada mais gratificante do que conseguir comprar aquele carro zero dos sonhos, mas não é porque o veículo é novo que não é necessário ficar de olho em alguns detalhes que podem prejudicar o automóvel. Por isso, o Garagem360 separou alguns cuidados que previnem danos ao veículo.
Cuidados com o carro novo
Após sair da concessionária é muito importante ficar atento se tudo está funcionando corretamente, desde o motor até ar-condicionado e multimídia. Observe o painel, se alguma luz de aviso acende. Tente testar a eficiência dos freios, pois se o carro apresentar alguns problemas, o ideal é voltar com ele onde comprou por conta da garantia.
Leia também: Fábrica da Hyundai suspende completamente a produção
Para que não ocorra um desgaste precoce dor freios, evite frear bruscamente, se o carro for automático leia atentamente as informações para fazer uso correto do câmbio para não danificá-lo. Se o câmbio não for automático, faça a troca de marchas de forma correta e nunca as force.
Não é porque o carro é novo, que não é necessário ficar de olho no óleo, procure sempre observar o nível. Se perceber que baixou o nível rapidamente, fique atento, pois pode ser um problema de fábrica. O mesmo acontece com a água, não é normal que o nível baixe em pouco tempo, se isso acontecer, o carro provavelmente está com algum dano.
Uma dica que parece boba, mas muita gente não leva a sério é a leitura do manual do veículo. Pode parecer simples, mas a leitura do manual permite que você conheça o carro que adquiriu, entenda como ele funciona e vai conseguir captar quando algo de ruim e fora do comum está acontecendo. Por isso, leia sempre o manual e compare as informações com o que está escrito. Os detalhes citados se forem percebidos com antecedência e os cuidados forem tomados logo no início, mais chances do veículo não sofrer nenhum dano grave.
Jornalista, 27 anos. Formada desde 2017 pela Universidade Metodista de São Paulo. Atuou como repórter na editoria de cultura no Jornal Diário do Grande ABC, onde escreveu matérias sobre cultura, turismo e assuntos diversos para a revista mensal.