Por essa você não esperava: carro mais vendido do BR é um SUV
Carro MAIS VENDIDO do BR é um SUV, porém na modalidade de vendas diretas. Quer saber mais? Leia o post, saiba qual o carro e a diferença das vendas diretas para as vendas totais.
O carro mais vendido do BR é o Hyundai Creta, mas isso levando em consideração apenas as vendas para o consumidor final.
De janeiro a abril, o SUV vendeu 16.541 unidades, de acordo com a Fenabrave, enquanto o VW Polo, líder nas vendas gerais, emplacou 12.514 nesta modalidade.
Qual a diferença entre venda varejo e venda total?
Primeiro, vamos entender a diferença entre os dois tipos de venda:
- Venda varejo– refere-se às vendas do veículo para o consumidor final, ou seja, a pessoa física que vai utilizar o carro para o seu cotidiano. Geralmente é a venda feita pela concessionária ou site, excluindo as vendas para CNPJ ou MEI, por exemplo.
- Venda total – abrange todas as vendas do veículo, incluindo as vendas varejo para os consumidores finais, mas também as vendas diretas, para frotistas, locadoras, órgãos públicos e empresas.
Nesse último cenário, o VW Polo é o carro mais vendido do país em 2024 com 39.697 emplacamentos, considerando tanto as vendas varejo, quanto as diretas.
Carro mais vendido do BR para consumidor final é o Hyundai Creta
No caso do Hyundai Creta, o destaque fica para o seu desempenho nas vendas varejo, evidenciando sua forte preferência entre o público individual.
Já o VW Polo demonstra um desempenho menos expressivo quando se considera apenas o consumidor final.
Leia também:
Vale a pena esperar pelo novo Hyundai Creta que chega em 2025?
Fatores que contribuem para o sucesso do Creta
O sucesso do Hyundai Creta entre os consumidores finais pode ser atribuído a diversos fatores, como:
- Design moderno e atraente – recentemente o modelo passou por um facelift, que se destaca pelo design elegante e esportivo.
- Variedade – entre no site da Hyundai e veja a seção do Creta. Lá você vai ver 3 gerações do modelo: Creta, N Line e Ultimate (fora as versões de cada). Só isso é suficiente para agradar mais de um público, aumentando as possibilidades de venda.
- Espaço interno confortável – O Creta ganha de outros modelos em questão de espaço: VW T-Cross, VW Nivus, Fiat Pulse, Kicks (vence na largura, altura e entre-eixos), Jeep Renegade, entre outros SUVs.
- Motorização – O Creta oferece o motor 1.0 turbo, 1.6 flex e 2.0 flex. Ambas são boas opções e relevantes para o segmento, com bom desempenho e consumo de combustível aceitável para seu porte.
- Equipamento completo – O Creta vem equipado com diversos itens de série, como central multimídia, ar-condicionado automático, direção elétrica, câmbio manual ou automático, além de opcionais como teto solar.
No final, é um carro confiável, com um bom custo-benefício para o mercado brasileiro. Sua liderança nas vendas para o consumidor final comprovam o interesse do público.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.