Carro mais vendido de junho será da Fiat; veja o top 15
A Fiat Strada retomou o posto de carro mais vendido do País após perder o posto para o hatch Argo, em abril. Veja o ranking com os top 15.
A Fiat Strada retomou o posto de carro mais vendido do País. Após perder o posto para o hatch Argo, em maio, a picape aparece na ponta. As informações foram obtidas no ranking prévio de emplacamentos da Fenabrave. Por outro lado, o Chevrolet Onix e a Tracker ficaram de fora do top 15 pela primeira vez.
Carro mais vendido de junho será da Fiat; veja o top 15
Depois de terminar na segunda posição ao final dos 30 dias de maio, a picape compacta retomou a liderança após vender 7.775 unidades até aqui. A primeira vez que o veículo assumiu a ponta foi em março e se manteve em abril. Porém, no mês passado, o hatch da montadora italiana surpreendeu e terminou na primeira posição. Agora, o Argo voltou para a segunda posição (7.011 unidades). Fechando o top 3 está o subcompacto Mobi, que teve 6.220 unidades comercializadas.
Leia mais: Fiat Toro alcança marca histórica no mercado brasileiro
Os números mostram também que o momento do grupo Stellantis segue em boa fase. O Jeep Renegade, por exemplo, se mantém como o SUV compacto mais vendido (6.079). Se fizermos o recorte dos dez primeiros colocados, ainda encontraremos a Fiat Toro em sétimo (4.699) e o Jeep Compass em oitavo (4.686 unidades). Sem falar que o Cronos se tornou sedã compacto mais vendido.
Podemos perceber ainda um movimento bastante interessante envolvendo dois modelos. Enquanto o VW Gol teve uma queda, o Renault Kwid alcançou o top 10. No mês passado, o veículo da marca alemã terminou na sétima posição e agora pode terminar na 10ª (4.047 unidades). Já o francês acabou em 12º e pode terminar o mês de junho na nona colocação (4.268 unidades).
Onix e Tracker seguem e queda livre
Se para a Fiat as coisas andam bem, a Chevrolet vai enfrentando problemas para retomar a boa fase. Os números prévios dos carros mais vendidos em junho mostram Onix, Onix Plus e Tracker ficaram de fora do top 15. No mês passado, apenas o sedã tinha passado por isso. Vale lembrar que o hatch foi o carro mais vendido entre 2015 e 2020.
Mas talvez isso tenha uma explicação. A montadora (assim como outras) convive há um tempo com um problema sério. Sua fábrica em Gravataí (RS) está sofrendo com a falta de semicondutores. A previsão para a retomada da produção mudou recentemente para o dia 16 de agosto. Do mesmo modo, a planta localizada em São Caetano do Sul (SP) também está paralisada.
Carros mais vendidos em junho: top 15
Veja a lista com os 15 melhores colocados em vendas neste mês. Os dados são da Fenabrave e incluem os dados de emplacamentos até esta sexta-feira (25).
- Fiat Strada (7.775 unidades)
- Fiat Argo (7.011 unidades)
- Fiat Mobi (6.220 unidades)
- Jeep Renegade (6.079 unidades)
- Hyundai HB20 (5.862 unidades)
- Hyundai Creta (4.753 unidades)
- Fiat Toro (4.699 unidades)
- Jeep Compass (4.686 unidades)
- Renault Kwid (4.268 unidades)
- VW Gol (4.047 unidades)
- Toyota Corolla Cross (3.711 unidades)
- VW T-Cross (2.844 unidades)
- Fiat Cronos (2.764 unidades)
- Nissan Kicks (2.677 unidades)
- Toyota Corolla (2.638 unidades)
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.