Carro mais rápido do mundo bate novo recorde; saiba qual foi a velocidade

O SSC Tuatara, carro mais rápido do mundo, bateu mais um recorde de velocidade máxima ao atingir a impressionante marca de 474,8 km/h.

Você conhece o SSC Tuatara? Este hipercarro, produzido pela SSC North America, possui um visual futurista. Mas o carro é conhecido mesmo por conta de seu desempenho nas pistas. Recentemente, o carro mais rápido do mundo bateu mais um recorde de velocidade máxima nos Estados Unidos ao atingir a impressionante marca de 474,8 km/h.

O SSC Tuatara bateu mais um recorde: 474,8 km/h (Foto: Divulgação/SSC North America)

O SSC Tuatara, o carro mais rápido do mundo, bateu mais um recorde

O feito foi anunciado pela própria montadora norte-americana na última semana. De acordo com a empresa, o carro conseguiu atingir esta nova marca durante teste realizado no dia 14 de maio, no Centro Espacial Kennedy (Estados Unidos).

A pista do local tem 3,7 km de extensão. Quem estava ao volante do modelo e enfrentou o desafio foi o proprietário do carro Larry Caplin.

SSC Tuatara (Foto: Divulgação/SSC North America)

Com os 474,8 km/h, o SSC Tuatara ultrapassou a própria marca. Em janeiro do ano passado, o modelo atingiu a velocidade máxima de 455.3 km/h em teste realizado no mesmo local. Estes valores estão abaixo dos números pretendidos pela marca. Estima-se que a meta seja atingir a velocidade máxima de 300 milhas por hora (482,80 km/h).

Como foi dito acima, a pista usada tinha 3,7 km de extensão. Caplin, piloto e dono do Tuatara, dirigiu esta máquina em dois sentidos distintos. O CEO da SSC North America, Jerod Shelby, acompanhou o teste e disse que o carro poderia atingir uma velocidade maior, mais isso não foi possível por causa da pista. 

“A taxa pura de aceleração que o Tuatara estava produzindo até 475 km/h realmente nos disse que o carro não está nem perto de atingir seu teto. Todos os dados e imagens nos deram uma visão clara de que o fator limitante não era o carro, mas o fato de termos ficado sem pista”, disse Jerod Shelby em comunicado.

SSC Tuatara (Foto: Divulgação/SSC North America)

SSC Tuatara (Foto: Divulgação/SSC North America)

A velocidade máxima do carro mais rápido do mundo foi registrada pela empresa Racelogic. Ela usou alguns equipamentos para fazer a medição da velocidade, como sistemas VBOX GNSS duplos. Os itens foram colocados no interior do carro. Um GPS Life Racing também foi usado para a captação de outros dados.

Detalhes do modelo

SSC Tuatara (Foto: Divulgação/SSC North America)

O SSC Tuatara foi apresentado ao mundo no ano de 2020. Este superesportivo chegou ao mercado para substituir outro carro bastante conhecido por seus feitos nas pistas: o SSC Ultimate Aero. O Tuatara foi desenhado por Jason Castriota e possui espaço para duas pessoas.

Por fora, suas linhas esportivas e os detalhes em fibra de carbono na carroceria chamam a atenção. Destaque ainda para as portas, que abrem para cima, e o aerofólio. Enquanto isso, no lado de dentro, o carro conta com uma tela touchscreem ao centro. Mas o grande atributo do automóvel é a motorização.

O carro mais rápido do mundo está equipado com um motor V8 5.9 litros biturbo. Quando abastecido com metanol, ele pode produzir um potência máxima de 1.750 cv. A marca não divulgou os números oficiais de aceleração (0 a 100 km/h) e de velocidade máxima.

SSC Tuatara (Foto: Divulgação/SSC North America)

O conjunto mecânico ainda traz uma transmissão CIMA de sete velocidades. Pensando na aerodinâmica do modelo, o Tuatara possui um coeficiente de arrasto de 0,279. A marca diz que o sistema de asa ativa ajuda a atingir a aerodinâmica progressiva.

Vale ressaltar que a primeira tentativa de alcançar a sua meta de velocidade aconteceu em 2020. Espera-se que o SSC Tuatara tenha mais chances para tentar conseguir atingir seus objetivos. Hoje, seus grandes concorrentes são o Bugatti Chiron Super Sport 300+ e o Koenigsegg Agera RS, que também possuem números impressionantes. 

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile