Carro mais barato do país, o Renault Kwid, vale os R$ 60 mil? Veja

Hoje, o carro mais barato do país custa um pouco mais de R$ 60 mil. Estamos falando do Renault Kwid Zen. Veja mais detalhes do modelo!

Há um tempo atrás, era bastante comum achar veículos populares custando entre R$ 20 e R$ 40 mil. No entanto, as coisas estão um pouco diferentes. Hoje, o carro mais barato do país custa um pouco menos de R$ 60 mil. Estamos falando do Renault Kwid Zen . Ele possui atributos interessantes, como o consumo. Mas ele pode ser uma boa opção?

O Renault Kwid Zen custa a partir de R$ 59.090(Foto: Divulgação/Renault)

Tudo sobre o Renault Kwid Zen, o carro mais barato do país

Estamos falando de um dos representantes da categoria dos sub-compactos. O Kwid foi lançado no ano de 2017 e é um dos carros que a marca produz na fábrica de São José dos Pinhais-PR. O veículo se destaca por ser bastante prático. E parece que ele vem conseguindo agradar o público. Não é a toa que ele possui um bom volume de vendas.

A linha atual é formada por quatro versões. Sendo que a mais em conta é a Zen. Nesta configuração, o modelo custa a partir de R$ 59.090. Ou seja, o carro mais barato do Brasil. Hoje, seu principal concorrente é o Fiat Mobi Like, que está custando R$ 61.990. O modelo da Renault é fabricado sobre a plataforma CMF-A.

Renault Kwid Zen (Foto: Divulgação/Renault)

Ele mede 3.680 mm de comprimentos, 1.579 mm de largura e 1.479 mm de altura. Podemos ver desde o modelo mais barato que ele possui linhas bastante parecidas com um SUV. O Renault Kwid passou por sua primeira reestilização e ficou mais alinhado com outros modelos da marca. E tais mudanças são bastante perceptíveis.

Na dianteira, por exemplo, o modelo vem com uma grade redesenhada. No caso da versão Zen, ela possui detalhes na cor cinza. O para-choque também é novo. Já o conjunto óptico possui duas seções. As luzes de condução diurna de LED estão na parte superior e o faróis um pouco mais abaixo. As laterais possuem um visual mais simples.

As rodas deste carro são de 14 polegadas. A parte traseira passou por poucas mudanças. Um ponto positivo que vale a pena ser mencionado é o lado interno do veículo. Seu entre-eixos mede 2.423 mm. Já o porta malas tem espaço para 290 litros. Neste último quesito, ele vence o Fiat Mobi.

Equipamentos

Renault Kwid Zen (Foto: Divulgação/Renault)

A lista de equipamentos do Renault Kwid Zen é bastante interessante. Uma das grandes novidades foi a chegada de alguns itens de segurança. Dentre eles, podemos destacar o controle de de estabilidade, o assistente de partida em rampas e o aviso de cintos de segurança. Podemos destacar ainda os quatro airbags.

O carro ainda vem com ar-condicionado, sistema Start & Stop, sistema CAR, freios ABS, monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), controle eletrônico de estabilidade, direção elétrica, retrovisores e maçanetas pretas, abertura interna do porta-malas, rádio continental 2DIN e entre outros.

Conjunto mecânico e consumo

Todas as versões do Renault Kwid possuem o mesmo motor. Estamos falando do 1.0 SCe 12V Flex. Ele pode produzir uma potência máxima de 71 cv e um torque máximo de 10 kgfm usando etanol (68 cv e 9,4 kgfm, respectivamente, usando gasolina). Ele está acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades.

Um ponto que pode agradar a muitos é o consumo. O veículo é um dos mais econômicos do Brasil. De acordo com dados do Inmetro, ele pode rodar 15,3 km/l (gasolina) e 10,8 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, na estrada, ele faz 15,7 km/l (gasolina) e 11 km/l (etanol).

Afinal, vale a pena comprar o Renault Kwid Zen?

Renault Kwid Zen (Foto: Divulgação/Renault)

Assim sendo, o Renault Kwid Zen é um dos veículos mais baratos do Brasil. E dentro da sua proposta, ele é uma boa opção sim. Destaque para os equipamentos de segurança e para o consumo. Sem falar que o visual ficou bastante interessante depois da reestilização.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile