Carro icônico da Mercedes completa 70 anos

Nesta terça-feira (6), a Mercedes-Benz celebra os 70 anos de um carro icônico da marca, lançado em 1954; veja os detalhes.

Nesta terça-feira (6), a Mercedes-Benz celebra os 70 anos de um carro icônico da marca, lançado em 1954; veja os detalhes. 

Foto: Divulgação.

70 anos de carro icônico da Mercedes

Há exatos 70 anos, no Salão Internacional de Automóveis de Nova Iorque, nos Estados Unidos, a Mercedes-Benz apresentava o 300 SL, carro icônico da marca. 

O modelo superesportivo representou inovação no segmento desde o seu lançamento com características como a abertura de portas para cima, em forma de asa de gaivota, única em um veículo de produção na época.

Além disso, o Mercedes 300 SL Coupé revolucionou o mercado com chassi tubular e motor de seis cilindros com injeção direta.

Foram produzidas 1.400 unidades do 300 SL Coupé entre os anos de 1954 e 1957, além de 1.858 exemplares da configuração 300 SL Roadster. 

Foto: Divulgação. 

Design

As linhas do 300 SL remetiam no seu lançamento, a um modelo de competição dois anos mais velho com o qual a Mercedes obteve importantes êxitos em corridas como Mille Miglia, Le Mans e Carrera Panamericana.  

O Mercedes-Benz 300 SL Coupé tem como número de série do modelo, os caracteres W198. 

As portas em forma de asa de gaivota demandaram construção específica no modelo, já que representou uma disrupção no setor. 

O primeiro 300 SL contava ainda com janelas retangulares removíveis e volante basculante. 

Por fim, o design frontal com uma grande estrela central fazia parte da estratégia de difusão da marca. 

Foto: Divulgação.

Motor inovador

O Mercedes 300 SL tinha inúmeras outras características como a distribuição de peso quase ideal e o inovador motor de seis cilindros. 

Esse modelo, aliás, foi o primeiro automóvel de produção em série do mundo a apresentar um motor de injeção de quatro tempos com injeção direta. 

Na época, essa implementação fez com que o propulsor tivesse um upgrade de 25%, saindo de 170 cv para 215 cv de potência. 

Tal modificação fez ainda com que o SL 300 contasse com velocidade máxima de 250 km/h, desempenho extraordinário para a década de 1950.

Foto: Divulgação. 

Aproveite e confira: Mercedes inova na experiência do usuário com automóvel através de IA

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile