Carro híbrido: o que é e os diferentes tipos

Descubra como funcionam os carros híbridos e conheça os diferentes tipos de tecnologia, que auxiliam na redução das emissões de gases poluentes e na economia de combustível

Descubra como funcionam os carros híbridos e conheça os diferentes tipos de tecnologia, que auxiliam na redução das emissões de gases poluentes e na economia de combustível.

O que é um carro híbrido e como ele funciona?

O veículo híbrido combina dois tipos de propulsão: um motor a combustão interna e um motor elétrico.

Os dois sistemas trabalham em conjunto ou de forma independente, dependendo da necessidade de desempenho e da carga disponível na bateria.

A crescente demanda por veículos sustentáveis impulsionou o desenvolvimento dos carros híbridos.

Essa alternativa oferece economia no consumo de combustível e redução de emissões de gases poluentes.

Híbrido Plug-in é um sistema de motorização híbrida (Foto: Divulgação/GWM)

 

Tipos de carros híbridos

Existem diferentes tipos de carros híbridos. Os sistemas variam de acordo com o nível de eletrificação e a forma como os motores elétrico e a combustão trabalham juntos.

Aqui, vamos mostrar os três principais tipos de carros híbridos: o Plug-in Hybrid Electric Vehicle (PHEV), o Hybrid Electric Vehicle (HEV) e o Mild Hybrid Electric Vehicle (MHEV).

Plug-in Hybrid Electric Vehicle (PHEV) ou Híbrido Plug-in

O Plug-in Hybrid Electric Vehicle (PHEV) é um tipo de carro híbrido que permite o carregamento direto da bateria em uma tomada ou estação de recarga e possui uma bateria de maior capacidade. 

Com o motor PHEV, o carro pode operar como um veículo totalmente elétrico, permitindo percorrer distâncias maiores usando apenas o propulsor elétrico em comparação com outros tipos de híbridos.

Quando a carga da bateria se esgota, o motor a combustão assume o trabalho, atuando de forma conjunta com o motor elétrico ou isoladamente, conforme a necessidade.

Esse é o principal destaque do PHEV: o motor elétrico pode ser utilizado para deslocamentos curtos, enquanto, em viagens mais longas, o motor a combustão assegura que o motorista não dependa de estações de recarga.

Essa tecnologia é uma opção atraente para quem busca maior autonomia elétrica em um veículo, além de permitir a redução das emissões e do consumo de combustível.

Confira alguns carros com sistema híbrido plug-in:

GWM Haval H6 GT (Foto: Divulgação/GWM)

 

Hybrid Electric Vehicle (HEV) ou Híbrido convencional

O Hybrid Electric Vehicle (HEV) é o tipo mais comum de carro híbrido. No entanto, o sistema não possui a capacidade de carregar sua bateria em uma tomada externa.

O conjunto utiliza o motor a combustão e o sistema de frenagem regenerativa para carregar a bateria durante a condução.

Diferentemente dos PHEVs, os HEVs possuem uma autonomia elétrica limitada, podendo rodar apenas curtas distâncias e em baixa velocidade.

A função principal do propulsor elétrico em um HEV é auxiliar o motor a combustão e proporcionar economia de combustível em situações específicas.

Esse sistema é ideal para quem procura um híbrido mais acessível, que dispense a necessidade de recarga em uma fonte externa.

Confira alguns carros com sistema híbrido:

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2025 (Foto: Divulgação/Toyota)

Mild Hybrid Electric Vehicle (MHEV) ou Híbrido leve

O Mild Hybrid Electric Vehicle (MHEV) é o tipo de híbrido mais leve, com uma eletrificação mais simples quando comparado com os outros.

Os MHEVs não têm a capacidade de operar apenas com o motor elétrico, o sistema apenas auxilia o motor a combustão com um pouco mais de potência e torque em situações específicas.

Geralmente, o sistema é composto por uma bateria com baixa capacidade, que armazena energia durante a frenagem e auxilia o propulsor a combustão em acelerações.

Além disso, essa escolha permite economizar combustível e reduzir emissões, tornando-se uma opção ideal para quem busca maior economia e eficiência em comparação com os veículos convencionais.

Confira alguns carros com sistema híbrido leve: 

Fiat Pulse Audace Hybrid (Foto: Divulgação/Fiat)

 

 

Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

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