Carro híbrido flex será produzido em Pernambuco por dona da Fiat e promete sucesso

A Stellantis anunciou que irá iniciar a produção de carro híbrido flex em Pernambuco, uma motorização que hoje apenas a Toyota oferece.

A Stellantis anunciou que irá iniciar a produção de carro híbrido flex no Brasil, uma motorização que até o momento somente a Toyota havia desenvolvido. A fábrica escolhida para receber a nova tecnologia, batizada de Bio-Hybrid, é a de Goiana, no Estado de Pernambuco, onde a montadora produz veículos das marcas Jeep e Fiat.

Stellantis produzirá carro híbrido flex em Pernambuco a partir de 2024

Stellantis vai instalar plataformas de produção de carros híbridos flex (Foto: Divulgação/Stellantis)

Segundo a Stellantis, a produção dos primeiros carros equipados com as tecnologias Bio-Hybrid, que associam eletrificação com motorização flex e a etanol, faz parte de sua estratégia global de descarbonização da mobilidade. 

O próximo passo incluirá a produção de veículos 100% elétricos a bateria (BEVs) no País – o que deve ocorrer antes do final desta década – como forma de cumprir o plano de edução de 50% das emissões de CO2 já em 2030.

Nossas tecnologias de descarbonização representam um esforço de nacionalização da produção. Nossa prioridade é descarbonizar a mobilidade, e queremos fazer isto de modo acessível para o maior número de consumidores, desenvolvendo tecnologias e componentes no Brasil”, destaca Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul..

A localização das plataformas Bio-Hybrid e BEV vão mobilizar o ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Stellantis, composto por fornecedores, universidades, centros de pesquisa, entre outros, “privilegiando o talento dos profissionais brasileiros”, conforme ressalta a empresa.

O desenvolvimento tecnológico vai resultar na ampliação significativa do parque local de fornecedores. Atualmente, a Stellantis tem no entorno da fábrica de Goiana-PE 38 fornecedores de componentes e sistemas, número que deve aumentar para 50 no curto prazo. 

Ao longo dos próximos anos, com o desenvolvimento da nova família de veículos híbridos e elétricos, a cadeia de produção deverá contar com 100 fornecedores instalados em Pernambuco.

Bio-Hybrid em todas as fábricas da Stellantis no Brasil

Polo Automotivo Stellantis, em Goiana-PE (Foto: Divulgação/Stellantis)

A Stellantis também anunciou que avançará com a tecnologia de propulsão híbrida, em seus dois outros polos automotivos no Brasil , localizados em Betim-MG e Porto Real-RJ. “Este avanço simultâneo é possível porque a tecnologia Bio-Hybrid é de aplicação flexível e pode equipar vários modelos produzidos pela Stellantis”, afirma a empresa.

As três plataformas da família Bio-Hybrid são baseadas em tecnologias que apresentam distintos graus de combinação térmica e da eletricidade na propulsão do veículo. Essas plataformas darão origem a modelos de carro híbrido leve (MHEV), híbrido (HEV) e híbrido plug-in (PHEV).

Cada uma destas tecnologias tem sua aplicação e, juntas, atendem a todas as faixas de consumidores, tornando acessíveis os sistemas híbridos baseados na combinação da propulsão térmica flex com a eletricidade”, aponta a Stellantis.

As plataformas híbridas foram desenvolvidas pelo Tech Center Stellantis na América do Sul, em associação com fornecedores, pesquisadores e outros parceiros que constituem o ecossistema de inovação impulsionado pela empresa. 

Antonio Filosa destaca que as novas tecnologias híbridas e elétricas devem constituir um estímulo para o fortalecimento da engenharia brasileira e da indústria nacional. “É uma oportunidade de reindustrialização e de reconfiguração da indústria nacional de autopeças, que é diversificada, complexa e muito importante para a economia brasileira”, afirma.

A liderança regional do Brasil abre perspectivas de exportações de carros híbridos e elétricos para toda a América Latina, ressalta o executivo.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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