Carro famoso da Ford despertou interesse dos admiradores, mas não vendeu bem: por quê?
Carro famoso da Ford despertou interesse dos admiradores, mas não vendeu bem. Saiba qual carro é e os motivos para isso.
Quase 50 anos após seu lançamento, o Ford Maverick ainda desperta a admiração de muitos, mas seu sucesso comercial foi limitado. O carro famoso da Ford, apesar de amado, não vendeu tão bem. Veja os motivos!
Porque o Maverick, carro famoso da Ford, não vendeu bem?
Em 1973, a Ford brasileira lançava com grande entusiasmo o Maverick, um carro que prometia revolucionar o mercado automotivo nacional. O coupé chegou com motor de 6 cilindros, o mesmo usado no Itamaraty, versão de luxo do Aero-Willys.
A versão brasileira apresentava um design moderno e agressivo, além de recursos considerados avançados para a época. Mas nem isso foi o suficiente para alavancar as vendas por aqui. As críticas da imprensa não agradaram ao público, fazendo com que as vendas perdessem intensidade em 1979, a Ford interrompeu a produção do Maverick.
Em seis anos de mercado vendeu apenas 108.000 unidades, um número considerado baixo.
Mas porque não deu certo?
Decisão errada
Antes do lançamento, a Ford conduziu uma pesquisa com a participação de mais de dois mil participantes que teriam indicado, em sua maioria, o Ford Taunus produzido na Alemanha para o mercado brasileiro.
Ainda assim, a marca não seguiu o resultado por considerar o preço de venda muito alto para a produção e decidiu pelo Maverick americano.
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Motor ultrapassado
O motor de 6 cilindros e não o V8 foi considerado ultrapassado pelo público. Esse motor veio da Kayser Corporation, o que desagradou alguns jornalistas especializados.
Além disso, a versão de entrada era considerada desconfortável e com visibilidade traseira baixa.
Consumo elevado
O lançamento do Maverick coincidiu com a primeira crise internacional do petróleo, o que levou a um grande aumento dos combustíveis fósseis. Esse fator, somado ao alto consumo do motor de 6 cilindros, tornou o coupé ainda menos atraente.
Concorrência acirrada
Na época, o mercado automotivo brasileiro era dominado pelo Chevrolet Opala, um carro mais robusto e confiável, que oferecia um ótimo custo-benefício. O Maverick mais caro e com motor menos eficiente teve dificuldades para competir com esse e outros modelos da época.
Apesar das dificuldades, o Maverick conquistou uma legião de administradores que apreciam seu design, desempenho e exclusividades. A versão GT com motor V8 se tornou um ícone do automobilismo brasileiro.
Até hoje o Clube do Maverick fundado em 1979 reúne entusiastas do carro que preservam sua história.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.