Carro elétrico vai ficar ainda mais caro? Veja motivos para acreditarmos que sim

Carro elétrico mais caro? Atualmente o importo sobre importação de carros elétricos está zerado, mas isso pode mudar.

O carro elétrico pode ficar mais caro a partir do segundo semestre! Mal deu tempo de comemorar o aumento das vendas dos carros eletrificados e híbridos no país e o número de emplacamentos já deve diminuir. Entenda os motivos.

carro elétrico

Carro elétrico mais caro se imposto de importação não continuar zerado. Foto: Freepik

Carro elétrico mais caro a partir do segundo semestre 

O novo aumento de preço dos carros elétricos pode acontecer porque o governo estuda uma possível reintrodução do imposto de importação, que vai aumentar os preços dessa categoria, que já são altos.

De acordo com a Resolução da Camex, que define exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul, a alíquota para importação de carros a combustão é de 35%, enquanto é zerada na importação de veículos elétricos. Já dos híbridos, a alíquota varia entre 2% e 4% dependendo do tamanho e eficiência.

O motivo é o incentivo ao aumento da eletrificação da frota brasileira, algo relevante para reduzir as emissões de carbono. Segundo o estudo “O Caminho da Descarbonização do Setor Automotivo”, da associação nacional das montadoras (Anfavea), o mercado brasileiro pode dar um salto nos próximos anos no país. Salto este que esta ameaçado com um possível aumento na carga tributária.

Atualmente, a participação dos eletrificados ainda é modesta, de pouco menos de 2% das vendas. As estimativas da Anfavea é de até 2030 este percentual chegue varie entre 12% e 22% dos emplacamentos.

Ainda não há uma estimativa de quanto a retirada da isenção vai impactar no preço dos eletrificados. Atualmente o modelo elétrico mais barato do país é o JAC E-JS1 – R$ 145.900, um hatch de 302 km de autonomia (norma NEDC). 

Se ainda for aplicada a alíquota de 35% de importação, este modelo pode chegar próximo aos R$ 200 mil, o que pode inviabilizar a compra. 

Aumento gradativo 

Em nota no Jornal do Carro a  Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, propõe o escalonamento da alíquota do imposto, começando em 2% até chegar a 20% em dez anos. O mesmo percentual valerá para híbridos.

carros elétricos

Com a legislação, os carros elétricos podem ficar mais baratos. Foto: Freepik

Isenção do IPVA 

Estados que disponibilizam desconto ou zeraram o IPVA:

  • Distrito Federal.
  • Maranhão.
  • Paraná
  • Pernambuco.
  • Piauí
  • Rio Grande do Norte.
  • Sergipe.

Além disso, em São Paulo, veículos eletrificados não têm que obedecer as regras do rodízio. 

Projeto de Lei prevê isenção fiscal 

Tramita na Câmara Legislativa o Projeto de Lei 5308/20, que prevê a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as importações e saídas de veículos elétricos ou híbridos.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA